spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 novembro 2024

Documentário “Saberes Ancestrais”, contemplado no Prêmio Catarinense de Cinema, estreia em Florianópolis

VariedadesDocumentário “Saberes Ancestrais”, contemplado no Prêmio Catarinense de Cinema, estreia em Florianópolis
spot_img
spot_img

Compartilhe

Curta-metragem aborda a cultura das benzedeiras na Ilha de Santa Catarina por meio de personagens de diferentes gerações

O documentário “Saberes Ancestrais”, dirigido por Gustavo Zinder, da Contexto Filmes, será lançado no dia 23 de novembro, na sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC). O curta-metragem de 15 minutos retrata as práticas de benzedura em Florianópolis, que atravessam gerações e conectam passado e presente. A produção foi contemplada no Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo, de 2023.

Em um contexto de resgate e valorização cultural, “Saberes Ancestrais” chega ao público no momento em que as práticas de benzedura foram reconhecidas como Patrimônio Imaterial de Florianópolis, sendo registradas oficialmente pela Fundação Cultural Franklin Cascaes em março de 2024.

O documentário destaca o papel essencial das benzedeiras na identidade de Florianópolis, preservando esse conhecimento secular e promovendo reflexões sobre sua relevância na sociedade atual, apresentando diferenças e similaridades entre esses dois momentos.

Contemplada na categoria Diretor Estreante do edital, a obra exemplifica o potencial da economia criativa, envolvendo mais de 30 profissionais diretamente, além de diversos serviços indiretos, como transporte e alimentação, gerando impacto na cadeia produtiva local.

“O filme traça um paralelo entre o papel das benzedeiras no passado e o que elas representam atualmente na sociedade. Essas mulheres são mais do que parte da nossa história: são um símbolo cultural vivo, que merece ser reconhecido e valorizado. Foi o apoio de políticas públicas, através de editais de fomento, que possibilitou essa produção, fortalecendo nossa cultura local e criando conexões entre diferentes gerações”, afirma Zinder.

Além da fotografia impactante, com belas imagens de lugares cênicos de Florianópolis, outro destaque do documentário é a trilha sonora original, composta por Leonardo Travassos, que contribui para uma experiência audiovisual imersiva e sensível. O lançamento do filme conta com apoio do Museu de Imagem e Som de Santa Catarina (MIS/SC).

Como medida de acessibilidade, o documentário conta com janela de Libras e, no dia do lançamento, após a exibição, será realizada uma roda de conversa com participantes da produção. O filme possui classificação indicativa livre e a entrada é gratuita (ingressos via Sympla).

__

Serviço:

Data: 23 de novembro de 2024 – a partir das 19h30

Local: Cinema do CIC (Centro Integrado de Cultura), Florianópolis

Entrada: Gratuita, com 137 lugares disponíveis 

Ingressos via Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/lancamento-do-documentario-saberes-ancestrais/2721018

Classificação indicativa: Livre

Trailer do filme: https://youtu.be/lCJrfV3dtFo