fique por dentro de floripa

- Variedades - Doc Cisne Negro - Uma homenagem a Cruz e Sousa será lançado nesta quinta pelo Street Art Tour

14.07.2020

Doc Cisne Negro - Uma homenagem a Cruz e Sousa será lançado nesta quinta pelo Street Art Tour

14.07.2020
Doc Cisne Negro - Uma homenagem a Cruz e Sousa será lançado nesta quinta pelo Street Art Tour
Foto: Victor Soares

Um ano depois da inauguração do mural Cisne Negro, obra de grandes dimensões no Centro de Florianópolis em homenagem a Cruz Sousa (1861 – 1898), o Street Art Tour lança documentário homônimo que mostra detalhes e bastidores da pintura, assinada pelo artista Rodrigo Rizo. Além de registros do trabalho do artista, o doc também traz depoimentos de historiadores e pesquisadores sobre a vida e obra do autor: da resistência e combate ao racismo à genialidade como poeta e expoente do simbolismo no Brasil. O lançamento será nesta quinta (16), às 20h, nos canais do Street Art Tour no Instagram (@streetarttourfloripa) e Facebookfacebook.com/streetarttourfloripa

Com imagens e direção de Victor Moraes, o doc é uma obra complementar e com o propósito de contextualizar o público sobre a homenagem: quem foi o poeta, sua relevância literária e social na Desterro do século passado e cujos versos ainda ecoam. Passado um ano, o mural se transformou num marco para Florianópolis e também para a cena de arte da Capital. 

— De fato o mural se tornou um grande ícone e isso se deve também pela relevância monumental do tema. Hoje a discussão sobre o racismo foi amplificada pelos recentes casos de violência policial contra jovens negros periféricos e parte da sociedade reagiu e se posicionou com o movimento Vidas Negras Importam. Como reação, iniciou-se um movimento de revisionismo histórico importante que derrubou monumentos de homenagem a homens que contribuíram para esse sistema racista que perdura até hoje. Acho que o mural tem uma importância nesse processo, pois é um monumento que se ergue em homenagem a um homem negro ilustre que pode e deve ser referência para todos — afirma Rodrigo Rizo. 

O mural de 900 metros quadrados começou a ser feito no começo de junho de 2019 no paredão do edifício João Moritz, localizado ao lado do jardim do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa. O artista contou com o apoio de um elevador externo, que o levou a uma altura de até 30 metros para executar a pintura.

— Para nós, enquanto produtores, é um prazer nos envolvermos em um projeto que movimentou a cena histórica da nossa cidade por meio da arte urbana. Junto ao artista Rodrigo Rizo e ao videomaker Victor Moraes, responsável pela produção audiovisual, concordamos que seria importante não só registrar o processo de evolução do mural, mas também contextualizar a história do personagem — diz a produtora cultural Marina Tavares, idealizadora do movimento Street Art Tour ao lado do produtor Arturo Valle Junior e do artista Rodrigo Rizo.
Com pouco mais de 17 minutos, o doc tem depoimentos de Rodrigo Rizo; da pesquisadora, professora e militante Jeruse Romão; do historiador e biógrafo de Cruz e Sousa Fabio Garcia; e da educadora, professora e pesquisadora Maria Aparecida Rita Moreira. Tem ainda a participação do ator João Batista Costa, o JB, com leitura de um poema.

O mural e o documentário Cisne Negro - Uma homenagem ao Poeta Cruz e Sousa  foram viabilizados por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis e tiveram apoio cultural da Floripa Airport  e Corporate Park. O Street Art Tour é viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis e tem Apoio Cultural do Angeloni Supermercados, Corporate Park, Fiori Empreendimentos e Zip Hotel. Coordenação do Studio de Ideias Produtora Cultural. Patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural Franklin Cascaes e Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Street Art Tour terá uma agenda cheia em 2020

Em 2020 o Street Art Tour consolida-se como iniciativa importante para a arte urbana da Capital e aposta na potência do coletivo, como um convite aos artistas e à própria população a ocupar a cidade e a viver com mais arte. Nesse sentido, este ano estão programados murais de médio porte e também ações que discutam o papel da arte urbana. Natureza do Desterro, mural assinado por Rodrigo Rizo no alto da Rua Felipe Schmidt, já está em andamento e será inaugurado no final de julho.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Indicado ao Oscar de melhor filme internacional, “O Último Rei da Sérvia” estreia no Cinema Virtual do Paradigma Cine Arte

17.09.2020

Indicado ao Oscar de melhor filme internacional, “O Último Rei da Sérvia” estreia no Cinema Virtual do Paradigma Cine Arte

Arte e história catarinense são temas de oficina online gratuita oferecida na Fundação Cultural BADESC

16.09.2020

Arte e história catarinense são temas de oficina online gratuita oferecida na Fundação Cultural BADESC

Filme escandinavo premiado é assunto do debate virtual promovido pelo Cineclube da Fundação Cultural BADESC

15.09.2020

Filme escandinavo premiado é assunto do debate virtual promovido pelo Cineclube da Fundação Cultural BADESC

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.