spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 dezembro 2024
spot_imgspot_img

Divulgada a lista de vencedores da Medalha e do Diploma Dakir Polidoro de Imprensa

GeralDivulgada a lista de vencedores da Medalha e do Diploma Dakir Polidoro...
spot_img
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Câmara Municipal de Florianópolis entragará na próxima terça-feira, 11, às 19h, a Medalha e o Diploma Dakir Polidoro de Imprensa 2015, uma homenagem em parceria com a Associação Catarinense de Imprensa (ACI), que reconhece e premia os profissionais que atuam nos meios de comunicação de Florianópolis. A solenidade ocorre em comemoração ao Dia da Imprensa Catarinense, festejado em 28 de julho.

A honraria é dividida por categorias e neste ano serão contemplados os seguintes profissionais:

Profissional de rádio 

– Luiz Gonzaga – há mais de 25 anos atua no rádio de Santa Catarina. Iniciou a carreira na cidade de Criciúma e há mais de 10 anos foi plantão esportivo da CBN Diário com intensa participação no Departamento de Jornalismo da emissora. Atualmente integra a equipe da emissora mais antiga de Florianópolis, a Rádio Guarujá, onde coordena o Departamento de Jornalismo.

Profissional de TV

– Cláudio Prisco Paraíso – iniciou a carreira no mais antigo jornal de Santa Catarina – O Estado. Atuou nos jornais A Notícia, Santa Catarina e Diário Catarinense. Na televisão durante muito tempo foi comentarista da RBS/TV. Atualmente realiza comentários políticos no SBT/SC.

Profissional de jornal

– Paulo Clóvis (PC Schmitz como é conhecido) – percursor do jornalismo cultural contemporâneo em Santa Catarina. Foi editor de variedades e cultura do jornal O Estado tornando-se referência entre os artistas plásticos, escritores, poetas, músicos e folcloristas locais. Hoje é do Notícias do Dia e prossegue sendo referência com bom jornalismo, companheirismo e alto nível cultural.

Repórter fotográfico 

– Sérgio Vignes – começou em fotografia ainda garoto em meados dos anos 60. Na faculdade de engenharia mecânica eram as aulas ligadas à ótica que mais interessavam. Frequentou o Núcleo de Fotografia e começou a trabalhar na Fatma. Como repórter-fotográfico tem seu trabalho jornalístico publicado em jornais e revistas de circulação nacional, sendo responsável por um dos principais registros fotográficos de Franklin Cascaes, conceituado pesquisador do folclore ilhéu.

Repórter cinematográfico

– Jean Carlos (RBS/TV) – profissional experiente e respeitado, acumula grandes coberturas e brilhantes reportagens nos principais espaços da Rede Globo.

Homenageados especiais

– Aibil Barreto – fez história no Rádio de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Atuou também apresentando programas por todo o país. Natural de Laguna, iniciou sua carreira de radialista ao microfone da rádio Anita Garibaldi aos 14 anos de idade. Atuou em diversos estados e no interior de Santa Catarina. Ao voltar para Florianópolis integrou as equipes da Rádio Santa Catarina e da TV Cultura. Além de repórter e locutor, Aibil tornou-se conhecido na Capital como apresentador do Festival de Emoções, um programa com música e textos românticos nas ondas da Rádio Anita Garibaldi.

– Florentino Carminatti Junior – nasceu em Florianópolis e foi criado seguindo a tradição das missas, novenas e procissões. Iniciou sua vida de radialista no começo dos anos 50 aos 16 anos de idade como locutor da Rádio Guarujá. Trabalhou na Rádio Diário da Manhã (hoje CBN Diário), Nereu Ramos de Blumenau, Colombo de Curitiba, Colon e Cultura de Joinville. Depois foi a vez das televisões: coligadas de Blumenau e Cultura de Florianópolis.

– Ody Varella – administrador, contabilista, desportista e cidadão honorário de Florianópolis. Na história da comunicação da Capital foi um grande batalhador pela criação de um canal de televisão. Em 1973, a convite do saudoso Darci Lopes, assumiu a diretoria administrativa da Rádio e Televisão Cultura até 1979 quando aconteceu a transferência do controle da emissora. 

– Rômulo Coelho – jornalista, radialista, produtor e professor de comunicação, Rômulo Coelho faz parte da história do rádio e da televisão de Florianópolis. Integrou a equipe da Rádio Guarujá e do programa de rádio apresentado por César Souza. Foi produtor do programa César Souza na televisão que marcou época nas emissoras da Capital com grande audiência e repercussão na comunidade. Ainda no rádio participou da equipe da Rádio Guararema e na área acadêmica tem atuado nos cursos de comunicação na Grande Florianópolis. Atualmente é produtor do programa “Fala Mané” da TV Capital.