As equipes da Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) retomaram nesta semana os mutirões pelas ruas de Florianópolis. Até sexta-feira, 4, Centro, Monte Cristo e Nova Descoberta recebem a visita dos profissionais da diretoria para orientações, vacinação, castração e microchipagem dos animais.
Nos próximos dias serão aplicados vermífugos e será feita a microchipagem, além da cirurgia para esterilização. Na terça-feira, 1º, foi a vez da carrocinha pegar os cães e gatos que precisam de castração no Monte Cristo.
Nesta quinta-feira, 3, será a vez de levar à comunidade da Nova Descoberta atendimento clínico completo a cerca de 30 animais, entre cães e gatos. Os veterinários farão exames, levarão medicamentos e mapeamento para microchipagem e castração.
Desde abril de 2013, mais de 9 mil animais passaram pela esterilização cirúrgica gratuita na Capital. A Dibea tem caminhão próprio para o transporte dos cães e gatos e os leva e traz a pontos específicos anunciados previamente. Quem faz o cadastramento e a organização do processo são voluntários que atuam na comunidade que será visitada pelas equipes.
Apesar de o processo de castração ser rápido – a cirurgia dura menos de meia hora – os voluntários recolhem os animais nas comunidades, os levam até a Dibea, onde é realizada a operação, e só no dia seguinte eles são devolvidos aos donos. São priorizados cães e gatos que têm proprietários, porque, após o procedimento cirúrgico, eles precisam ser observados por um responsável durante uma semana.
Para ter acesso à castração gratuita é preciso apresentar documento de identidade, que será usado para cadastro como dono do animal, comprovante de residência em Florianópolis e comprovante de renda familiar de até dois salários mínimos.