Diretores de imobiliárias de quatorze capitais brasileiras se reúnem nesta quinta-feira, 1, no hotel Majestic, em Florianópolis, a partir das 14h, para debater a situação do mercado de locação de imóveis. As empresas integram a Rede Avançada de Locação (RAL), grupo que garante o atendimento de clientes em diferentes partes do país em parceria. O encontro terá a participação também de membros da Reloca (Rede de Locação Catarinense), integrada por imobiliárias de 19 cidades do interior do estado.
Único integrante catarinense na RAL, Leandro Ibagy diz que o segmento não está imune aos reflexos da desaceleração econômica nacional. Mas as características do investimento em imóveis trazem otimismo. “O imóvel é um bem que se caracteriza pela solidez. Você pode ter períodos de menor valorização ou liquidez, mas esse é um cenário passageiro. No longo prazo, o investimento é imbatível”. Ele destaca ainda a Lei do Inquilinato como uma mudança essencial para o setor. “A lei representou um grande avanço, pois deu segurança ao investidor, dobrou a oferta e manteve os preços estáveis. Ou seja, ela foi boa para todo mundo”.
A RAL reúne algumas das principais imobiliárias do Brasil e está presente nas cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Natal, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Florianópolis, Vitória, Brasília, Maceió e Campo Grande.