A presidente Dilma Rousseff (PT) assinou nesta terça-feira, 13, o projeto de lei que autoriza o Senado a avalizar o financiamento firmado entre a Prefeitura de Florianópolis e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de U$ 59 milhões (cerca de R$ 130 milhões), para investimentos na construção de escolas e creches, na capacitação de professores e na modernização das unidades de ensino da Capital. As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal.
Esta é a última fase antes da assinatura do contrato e a captação dos recursos, o que vai permitir o início das licitações previstas. No Senado, o projeto será relatado pelo senador catarinense Luiz Henrique da Silveira (PMDB).
O primeiro convênio firmado pelo BID com uma prefeitura brasileira para investimentos em Educação prevê contrapartida idêntica da Prefeitura, ou seja, mais U$ 59 milhões, perfazendo portanto um total de R$ 260 milhões a serem investidos exclusivamente em Educação.
O dinheiro será integralmente utilizado na construção de 25 novos Centros de Desenvolvimento Infantil (CDI), dois grandes centros de educação integral (no Norte e Sul da Ilha), modernização das salas de aula e também capacitação de professores e educadores.
Em sua página na Internet, o BID destaca que o financiamento irá beneficiar mais de cinco mil crianças que vivem em Florianópolis.