spot_imgspot_img
Florianópolis, 27 novembro 2024
spot_imgspot_img

Dicas de Gastronomia para o fim de semana em Florianópolis – 60ª edição

GastronomiaDicas de Gastronomia para o fim de semana em Florianópolis - 60ª...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Está no ar mais uma edição da coluna que apresenta as melhores receitas e sugestões de gastronomia de Florianópolis.

Para enviar uma sugestão para o site mande e-mail para editor@deolhonailha.com.br .

Para ver as colunas anteriores, clique aqui.

Receita: Chimichurri, o aromático vinagrete da América do Sul

O molho Chimichurri é tradicional no Uruguai e Argentina e acompanha as carnes, as famosas parrillas.

Seu nome se originou através de um comerciante de origem inglesa ou irlandesa chamado Jimmy Curry, que, de acordo com boatos, criou este delicioso molho. Outra versão para o nome: sua origem estaria na palavra basca “tximitxurri”, que significa mistura.

Parrilla é a maneira dos uruguaios em preparar a carne cortada da maneira deles, diferente da nossa no Brasil. A carne é feita na grelha, de forma uniforme, usando apenas a brasa para assar.

O especialista em parrilla Paulo Cunha, do Las Leñas, ensina a fazer esta versão (para duas pessoas) do famoso vinagrete de especiarias, que pode ser colocado sobre as carnes e também como tempero para outros pratos.

Ingredientes

. 1 cebola cortada em pedacinhos pequenos

. 1 ramo de salsinha cortada em pedaços

. 1 pimentão verdade cortado em pedacinhos pequenos

. 100 ml de vinagre

. 750 ml de vinho branco

. 50 ml de óleo de soja

. 1 colher(sopa) de alho processado

. 2 pitadas de pimenta moída

. 2 pitadas de páprica

. 2 folhas de louro picadas

Preparo

Misture a páprica, o louro e a pimenta e reserve. Esta mistura chama-se “adobo”. Adicione em uma bacia grande a cebolinha e a salsinha, juntamente com o pimentão verde. Incorpore os ingredientes misturando-os com as mãos.

Acrescente na bacia o adobo, o alho processado e a cebola. Misture bem. Acrescente o vinagre, o óleo de soja e o vinho escolhido. Incorpore bem os ingredientes, misturando.

É só colocar a mistura em um pote, com tampa, e guardar na geladeira por 24h antes de servir.

Harmonize churrasco com cerveja

A cerveja ideal para acompanhar a carne do churrasco irá depender também do corte de carne escolhido. Cervejas mais lupuladas, como é o caso das famosas IPAs, são boas para acompanhar cortes com mais gordura. Nesse caso o lúpulo, presente na cerveja, age sob a gordura da carne, limpando o paladar para o próximo pedaço. O mesmo ocorre com o álcool da bebida. O caramelo da cerveja também traz proximidade com as proteínas e açúcares da carne que são caramelizados no fogo da churrasqueira. Essa é uma harmonização que ocorre, no caso, por afinidade.

Dicas:

Os estilos de cerveja como Porter, Dubbel, Brown Ale ou Double IPA são os mais indicados. Uma Porter cremosa e encorpada é perfeita para acompanhar carnes mais fortes, como cortes de carneiro. Para acompanha carnes mais leves os estilos American Brown Ale, Amber Lager, Porter e Rauchbier, são os mais indicados.

Para um corte com uma intensidade maior de gordura o ideal é uma cerveja mais intensa para acompanha, como uma  Dubbel, por exemplo. E para acompanha a famosa picanha de churrasco a dica é apostar em uma cerveja do estilo American Brown Ale com presença de notas de caramelo e aquele abiscoitado do malte e sabor e aroma de lúpulo.

Mas se a ideia é passar o dia beliscando, batendo papo com os amigos e apreciando o líquido sagrado, uma dica são as cerejas do estilo Pilsen, um estilo mais leve e perfeito para tomar em maior quantidade e por mais tempo.

Onde comer churrasco na Grande Florianópolis

A coluna escolheu os 10 melhores restaurantes da Grande Florianópolis para apreciar um excelente churrasco:

. Branger – Palhoça

. NB Steak- Beiramar Norte

. Riosulense – Estreito

. Ponta D´Agulha – SC 401/Pedra Branca/Rio Tavares

.Tropilha Grill – Campinas

. Mein Haus- Campinas

. Las Leñas – Iguatemi

.  Assing – Palhoça

. 100tenário – Ingleses

. Ataliba – SC 401