spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Dicas de Gastronomia para o fim de semana em Florianópolis – 47ª edição

GastronomiaDicas de Gastronomia para o fim de semana em Florianópolis - 47ª...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Está no ar mais uma edição da coluna que apresenta as melhores receitas e sugestões de gastronomia de Florianópolis.

Para enviar uma sugestão para o site mande e-mail para editor@deolhonailha.com.br .

Para ver as colunas anteriores, clique aqui.

Páscoa: Bolo da Paz

A chef patisserie Ane Fajardo, da Luv Bakery, apresenta suas criações inusitadas também para a Páscoa.

O Bolo da Paz é destaque desta linha especial: massa fofa no estilo Pandoro (pão italiano doce e macio), recheado com brigadeiro de nozes ao rum e coberto com merengue italiano e amêndoas italianas.

Pode ser servido com sorvete.

Veja foto do Bolo da Paz (crédito: Tayna Oliveira)

Peixes para a Páscoa

A Páscoa é uma das datas religiosas mais importantes para os Cristãos, pois celebra o renascimento de Cristo e uma época de transformação e reconstrução. Como exemplo de sua fidelidade e crença, os católicos optam por deixar de consumir carne vermelha na Sexta-feira da paixão – que antecede o Domingo de Páscoa – aumentando significativamente a procura por carnes de peixe em todo o país.

Se você quer servir um prato de peixe no seu almoço ou jantar na Sexta-feira da paixão, ou até mesmo no Domingo de Páscoa, existem várias opções para investir em uma receita diferente. Conheça sete tipos de peixes que são ótimas opções para você saborear na Páscoa!

BACALHAU

O bacalhau é o peixe que simboliza a Páscoa em vários lugares do mundo. Exatamente por isso, seu consumo no Brasil – um país que não produz carne desse peixe – aumenta significativamente nessa época do ano.

Apesar de ser um peixe extremamente valorizado por suas características de sabor e qualidade de suas postas, o bacalhau não é um peixe que agrada a todos os paladares por ter um sabor bastante característico e, principalmente, por exigir uma técnica de preparo impecável, para que seja bem aproveitado.

Esse é um peixe bastante versátil, que pode ser preparado com pratos assados e grelhados, mudando completamente de acordo com a receita. A forma tradicional de prepará-lo na Páscoa, entretanto, leva batatas, cebolas, azeitona, tomate e muito azeite para finalizar!

SALMÃO

O salmão é um dos tipos de peixes favoritos de quem opta por servir um prato mais sofisticado e que agrada a todos os tipos de paladares. Ele é uma alternativa de sabor único e muita personalidade, além de ser considerado uma carne extremamente saudável, por causa de sua concentração de ômega-3, uma gordura que faz bem ao coração.

Versátil, o salmão pode ser consumido em sua forma crua, defumada, cozida, assada e até mesmo malpassado. Suas preparações combinam com molhos brancos tradicionais, como também com aqueles mais cítricos, feitos à base de frutas. Acompanha muito bem batatas, diferentes tipos de arroz e, principalmente, saladas!

LINGUADO

O linguado é um peixe bastante delicado e de postas bem finas, perfeito para quem quer optar por uma carne discreta, mas que produz pratos saborosos e elegantes quando usado em receitas. Assim como o salmão, o linguado também é uma fonte importante de ômega-3 para a alimentação, além de também ter boas concentrações de minerais como o zinco e o ferro em sua composição.

Esse peixe combina muito bem com técnicas que preparam a carne no vapor, assado, cozido ou empanado. Você pode harmonizar qualquer uma dessas preparações com molhos preparados com frutas como o mirtilo ou a uva.

TILÁPIA

A tilápia é um dos tipos de peixes que é bastante popular no Brasil, por ser considerada uma carne de sabor suave, cheiro discreto e facilidade de preparação. Também chamada de Saint Peter, a Tilápia tem como sua principal característica uma carne firme e discretamente rosada. Seu teor de gordura é baixo e ela é uma importante fonte de proteína e fósforo para nossa alimentação.

Assim como o linguado, a tilápia pode ser consumida grelhada, assada, frita ou cozida no vapor, e deve sempre ser servida com molhos e acompanhamentos com sabor mais acentuado, visto que sua carne é bastante suave.​