spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Dicas de Gastronomia para o fim de semana em Florianópolis – 45ª edição

GastronomiaDicas de Gastronomia para o fim de semana em Florianópolis - 45ª...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Cervejas, música e food-trucks: Confira a programação do 1º St. Patrick’s Day Floripa

Um sábado dedicado à música, à gastronomia e, principalmente, às cervejarias catarinenses. Assim será a 1ª edição do St. Patrick’s Day Floripa, evento em celebração a São Patrício e que tem a cerveja como personagem principal e que terá a sua versão na capital catarinense neste sábado, 17, das 11h às 21h, no Trapiche da Beiramar Norte.

Comandado pelos empresários Márcio Pimenta, Daniel Viking e e Ana Sodre, o St.Patrick's Day Floripa espera receber cerca de 5 mil pessoas que poderão celebrar a tradicional data irlandesa com as melhores cervejarias de Santa Catarina. E como a bebida é a atração principal do evento, mais de 40 rótulos estarão disponíveis nos stands do evento. Além disso, a organização programou uma sequência de shows com a participação de 07 bandas que apresentarão um repertório com muito Pop/Rock. “Queremos transformar o evento de Florianópolis em um marco para a região, principalmente colaborar com o crescimento do turismo cervejeiro da Grande Florianópolis”, destaca Marcio Pimenta.

Bandas confirmadas: Lugh, O Mundo Analógico, Paraverso, Royal Roots Corporation, The Cegus, The Cosmic Surfer e TheLira’s.

Cervejarias confirmadas: Lay Back, Kayros, Única, Roleta Russa e Cervejaria da ilha.

Food-Trucks confirmados: Velho Oeste Burger, Didge Burger, Festa da Pizza, Mas Bah, Mr Fish and Chips, Dom Bortuluci , Yakissoba da Ponte, Espettos Premium, Feliz Brigadeiro e Sorvete da Sorte.

SERVIÇO

– O quê: St.Patrick's Day Floripa

– Data: 17/03/2018

– Horário: 11h às 21h

– Local: Trapiche da Beira-mar – Av. Jornalista Rubens de Arruda Ramos, Centro – Florianópolis

– Facebook: https://www.facebook.com/stpatricksdayfloripa/

​Melhor almoço​

O melhor buffet para almoços em dias da semana – e no sábado – da Grande Florianópolis é no Hippo Pedra Branca que, por um bom preço, serve uma comida E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R!

Tudo fresquinho, com sabor mesmo, orgânicos e criações inusitadas, como os filé ao molho de cramberry. O

No sábado, vale a pena o passeio no charmoso bairro de Palhoça e o almoço no reduto. E outra dica: vasculhe no mercado que há produtos em conta, alguns até mais que outros supermercados.

Sommelier mané pelo mundo

O casal André Baader e Karla Baader (foto), chefs e sommeliers, viajam por todo o mundo com seu site. André é catarinense, de Florianópolis, tem 36 anos e sua vida é digna de um roteiro de filme.

Baader largou seu emprego estável no Banco do Brasil para seguir seu sonho. Ele saiu do bairro Coqueiros, na parte continental da capital catarinense, há oito anos e fixou residência em Orlando, nos Estados Unidos. Para aprimorar seu trabalho, viaja pelo mundo trabalhando nas principais regiões produtoras de vinho. Sempre junto com a esposa, da Guatemala, que tem a mesma profissão.

Será que dá pra sentir diferença entre um vinho de cinco para trinta dólares? Preciso ser um sommelier para provar um vinho de mais de cem dólares? Em busca de resposta para estes questionamentos de apreciadores de vinhos – como eu e você.

Os resultados destas experiências mostrando o processo de fabricação dos vinhos em diversos países estão no site, que é uma “diário de bordo” aberto. A ideia é abordar a degustação sem complicar, mostrando o processo desde a colheita até a mesa do consumidor e o cotidiano, abordando a gastronomia local além dos vinhos.

Eles trabalharam em um cruzeiro no Hawaii, como chef, quando decidiram agregar valor à carreira tornando sommeliers.

– Mas de uma forma diferente, mesclando escola com vida real, viajando e aprendendo in loco com diferentes culturas – salienta André.

Segundo Baader, o principal desafio está em ficar um ano sem entrada de recursos, trabalhar como voluntários em troca de conhecimento, hospedagem e alimentação.

– Mas se você tem um projeto interessante pode sair em busca de patrocínios, o que ajuda bastante – diz André.

O casal quer agregar experiência internacional real ao trabalho de somellier e poder repassar este trabalho a todos que gostam de vinho.

– Queremos aproximar aquelas pessoas que tem a mesma dúvida que nós, pessoas normais – finaliza.

Apostas da coluna

​- Fim de tarde e ostra em Santo Antônio de Lisboa

– Cerveja gelada na Joaquina,Lagoa, Morro das Pedras e, fora da Ilha, na Ponta de Baixo.

– Pastel de camarão no Mercado Público (Balcão Mané e Box 32)

– ​Taco mexicano no Zicatela, no Santa Mônica.

– E o sempre excenete Outback, sob nova administração. A dica: a costelinha, claro.

– Saint Patrick na Pedra Branca.