spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Dicas de Gastronomia para o fim de semana em Florianópolis – 46ª edição

GastronomiaDicas de Gastronomia para o fim de semana em Florianópolis - 46ª...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Está no ar mais uma edição da coluna que apresenta as melhores receitas e sugestões de gastronomia de Florianópolis.

Para enviar uma sugestão para o site mande e-mail para editor@deolhonailha.com.br .

Para ver as colunas anteriores, clique aqui.

Dōkyo prorroga ação e drinks em dobro seguem até 31/03

Boa notícia para os ‘sushi lovers’ de Florianópolis: o happy hour com drinks selecionados em dobro no Dōkyo – Japan Food & Bar (Rua Alves de Brito,161) foi prorrogado até 31 de março.

O Double Drink Nights movimentou o restaurante especializado em gastronomia japonesa e Nikkei nas quintas e sextas de verão. “A oferta de drinks selecionados em dobro atraiu novos clientes, que após conhecerem a nossa proposta se tornaram habitués do Dōkyo”, comenta o empresário Marcelo Dias.

Assim como na primeira fase, as redes sociais @dokyojapanfood divulgam nas quintas e sextas-feiras o drink participante do dia. “Para a prorrogação do Double Drink Nights, vamos oferecer os quatro drinks mais pedidos durante o verão. 

O Dōkyo – Japan Food & Bar abre todos os dias, das 18h30 às 00h. Para conferir o menu completo, acesse www.dokyo.com.br.

Novo café coworking na Lagoa

Quatorze anos depois, eles realizam outro grande sonho: abrem no dia 23 de março sua primeira Flagship Store, no mesmo bairro onde tudo começou.

Com 1.530 m² distribuídos em dois pavimentos, a nova unidade concentrará todas as operações do Café Cultura, como a loja, o centro de treinamento de franqueados, o Coffee Lab (onde é feita a torra e moagem do café), além de toda a parte administrativa da rede.

A cafeteria, que fica no térreo, foi pensada para ser um espaço que favoreça o bate papo.

Já para quem não abre mão de passear com o bichinho de estimação, haverá uma área exclusiva para os pets. Quem precisa trabalhar contará com mesas individuais e comunitárias para coworking, todas equipadas com tomadas e acesso ao wifi. Outra opção será o lounge, para encontros mais intimistas. Pra quem quer relaxar, a dica é o Cantinho da Meditação, que contará com headphones e tablets com aplicativos, que ajudarão as pessoas a terem um momento de relaxamento em meio à correria do dia a dia.

 Mas as grandes surpresas do novo Café Cultura serão mesmo voltadas para os amantes do café, que terão a oportunidade de vivenciar uma experiência mais completa com a bebida, desde a escolha dos grãos, passando pela torra e moagem, pelos diferentes métodos de preparo, até a degustação da bebida perfeita. O cardápio também terá novidades, com novas opções saudáveis para comer e beber.

Mundo do Chocolate

O Imperatriz Gourmet e Beiramar Shopping apresentam, de 19 a 31 de março o Mundo do Chocolate, no vão central do empreendimento.No Mundo do Chocolate o público encontra uma grande variedade de chocolates das tradicionais marcas Nestlé, Garoto, Ferrero, Hershey´s, mas também marcas importadas, como chocolates da Bélgica, como a Hamlet, da Suíça o tradicional Stella e da Polônia o saboroso Colian.

O público ainda encontra no evento rótulos e linhas de chocolates sem açúcar, de lactose zero e chocolates com adoçantes. São mais de 20 mil kg de chocolate em ovos, barras, bombons, tabletes e outras opções. O Mundo do Chocolate Imperatriz Gourmet ainda oferece preços e prazos especiais.

SERVIÇO:

O que: Mundo do Chocolate

Onde: Vão central do Beiramar Shopping

Período: de 19 a 31 de março

Horários: De 19 a 28/03

De segunda a sábado das 14h às 22h

Domingo e feriados das 14h às 20h

De 29 a 31/03

Das 12h às 22h

Domingo e feriados das 14h às 20h

Entrada gratuita

Saiba como escolher peixe para a Semana Santa

Tradicionalmente, os brasileiros consomem mais peixes durante a semana santa do que em outras épocas do ano. Mas para especialistas, é necessário tomar uma série de cuidados na hora de escolher o melhor pescado. Fresco, congelado, em conserva ou salgado, o importante é adquirir uma comida saudável. De acordo com a pesquisadora do Instituto de Pesca (IP), Daniela Castellani, os cuidados na compra de peixes devem ser redobrados.

Atenção total na hora de comprar

Por ser um alimento que se degrada facilmente – exigindo temperatura e condições de armazenamento ideais – , opeixe é capaz de estar impróprio para o consumo em questão de horas. "Para não correr o risco de errar, o consumidor deve verificar a qualidade do produto, as condições de armazenamento e a higiene do local", afirma Daniela.

Cuidado com as manchas

Durante a Páscoa, o peixe mais consumido é o bacalhau. Para apreciar esse belo prato português, vale tomar alguns cuidados: os peixes não devem apresentar manchas escuras ou avermelhadas na sua superfície. "Os consumidores devem dar preferência para peça inteira, sem estar desmanchado. O sal espalhado na superfície deve ter aparência homogênea", explica a pesquisadora do IP-APTA.

Quando mais "vivo" melhor

Quando estiver no mercado ou na feira, procure por peixes frescos com aspecto externo semelhante ao dos peixes vivos. O ideal é um corpo firme e resistente com o ventre normal, "nem murcho e nem inchado". "A rigidez da carne é um excelente indício de que o peixe está fresco. É preciso, porém, observar se a rigidez não é consequência do congelamento", comenta Daniela.

Procure por olhos brilhantes e brânquias vermelhas

Como dizem por aí, o "segredo está nos olhos"! E, no caso dos peixes, isso não poderia ser mais real. Olhos "esparramados" e turvos indicam deterioração, então a melhor opção é adquirir peixes com olhos brilhantes. Outro fator que mostra má conservação são as brânquias de coloração pálida. De acordo com a pesquisadora, elas devem estar vermelhas ou rosadas.

Tem que ter cheiro de peixe!

Cuidado para não confundir o cheio de peixe com o cheio de peixe podre. "Cheiro ácido ou azedo indica que o pescado é impróprio para o consumo. Ele deve ter o cheiro característico de peixe. As escamas não devem se soltar com facilidade. O peixe fresco deve ser colocado à venda sobre gelo, na proporção de pelo menos 1 kg de gelo para cada 1 kg de pescado", conclui a especialista.