fique por dentro de floripa

- Trânsito - No Dia Mundial sem Carro, Florianópolis registra congestionamentos e acidentes de trânsito

22.09.2016

No Dia Mundial sem Carro, Florianópolis registra congestionamentos e acidentes de trânsito

22.09.2016
No Dia Mundial sem Carro, Florianópolis registra congestionamentos e acidentes de trânsito
Foto: Carmelo Cañas/DeOlhoNaIlha

O Dia Mundial sem Carro foi marcado por congestionamentos no trânsito de Florianópolis. Com a paralisação dos motoristas e cobradores do transporte público logo no começo da manhã desta quinta-feira, 22, o número de pessoas que utilizou o carro como meio de transporte foi maior do que o habitual.

Por volta das 7h20, um acidente na ponte Colombo Salles, entre um carro e um caminhão, interditou uma das pistas e deixou o trânsito lento para quem precisava sair da Ilha. Ninguém se feriu.

Quem fazia o trajeto contrário, e desejava acessar à Ilha, também enfrentou lentidão no trânsito no período da manhã, como é de praxe no dia a dia de quem chega a capital catarinense vindo da região continental. 

No período da tarde, com nova paralisação dos motoristas e cobradores e com a iminência de mais um protesto contra o governo Temer, o engarrafamento para deixar a Ilha em direção ao Continente começou por volta das 16h (confira no fim da matéria a posição do Consórcio Fênix sobre as paralisações no transporte público). 

Acidente na Via Expressa na tarde desta quinta-feira (Foto: Carmelo Cañas/DeOlhoNaIlha)

Quem chegava na Ilha, também por volta das 16h, vindo pela Via Expressa, enfrentou congestionamento por causa de um acidente na estrada. Um carro perdeu o controle,  bateu na mureta de proteção e ficou atravessado no meio da pista por cerca de 30 minutos. Ninguém se feriu no acidente. 

Ações especiais para a data

A Secretaria de Segurança e Gestão do Trânsito promoveu uma série de ações neste 'Dia sem Carro', todas elas de cunho educativo. Desde as 6h, por exemplo, a Guarda Municipal de Florianópolis interrompeu o tráfego de automóveis e motos em um dos lados da praça XV de novembro (rua Arcipreste Paiva), no trecho entre a rua Tenente Silveira e avenida Paulo Fontes.

 A iniciativa faz parte da 16ª Jornada Brasileira – evento internacional de reflexão sobre os modelos de mobilidade urbana que tem como tema “faixas exclusivas, bicicletas, calçadas acessíveis e paz no trânsito”, proporcionando áreas livre de automóveis, dando mais espaço para pedestres, ciclistas e transportes públicos.

Rua ao lado da Praça XV foi interrompiada para a passagem de carros (Foto: Mônica Flotran/PMF)

Em sintonia com o 'Dia sem carro', o semáforo do trecho foi desligado e guardas municipais garantiram a passagem dos pedestres, ciclistas e transporte público, com a via sinalizada por cones. Pedestres receberam material informativo e mudas de plantas do Horto Municipal.

Consórcio Fênix se manifesta sobre paralisações

O Consórcio Fênix, responsável pelo transporte coletivo em Florianópolis e região divulgou uma nota oficial sobre as duas paralisações feitas pelos motoristas e cobradores nesta quinta-feira. Confira, abaixo, a nota na íntegra: 

"A respeito das paralisações promovidas pelo Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Urbano da Grande Florianópolis (Sintraturb) que causaram a interrupção da operação do transporte público nesta quinta-feira (22), o Consórcio Fênix afirma que respeita toda manifestação pacífica, mas lamenta que isto ocorra sem prévio comunicado à população da capital catarinense. Também desaprova toda e qualquer suspensão do transporte coletivo e ainda mais que tal atitude seja tomada justamente no Dia Mundial Sem Carro, data em que todos somos convidados a refletir sobre a mobilidade urbana e utilizar o transporte coletivo em detrimento do uso de veículos particulares.

Direção

Consórcio Fênix"

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Falta de Zona Azul em Florianópolis preocupa CDL da Capital

16.09.2019

Falta de Zona Azul em Florianópolis preocupa CDL da Capital

Obras de esgoto exigem atenção no trânsito em Ingleses

03.09.2019

Obras de esgoto exigem atenção no trânsito em Ingleses

Tráfego em trecho na Estrada Isid Dutra será liberado a partir desta segunda-feira

26.08.2019

Tráfego em trecho na Estrada Isid Dutra será liberado a partir desta segunda-feira

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.