fique por dentro de floripa

- Economia e Negócios - Dia dos Pais: 49,5% dos lojistas esperam atenuar crise com as vendas

03.08.2020

Dia dos Pais: 49,5% dos lojistas esperam atenuar crise com as vendas

03.08.2020
Dia dos Pais: 49,5% dos lojistas  esperam atenuar crise com as vendas
Foto: Movimento no comércio de Florianópolis (Foto: Diorgenes Pandini)

Pesquisa indica que metade dos entrevistados aposta em 2% de crescimento

            Em meio às incertezas econômicas provocadas pela pandemia da Covid-19, a chegada do dia dos pais, uma das principais datas do comércio no segundo semestre, é motivo de otimismo para o setor em Santa Catarina. De acordo com levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC), entre 49,5% dos varejistas a expectativa é de crescimento de até 2% em relação ao mesmo período em 2019.

            Embora muitos estejam com boas expectativas para o período, 25,8% dos entrevistados ainda consideraram a possibilidade de retração nas vendas, em comparação ao ano anterior. O empresário Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, reconhece a situação atípica que os lojistas estão vivenciando. “O cenário permanece como incerto, porém os lojistas têm a consciência da importância de trabalhar com afinco por resultados no dia dos pais, pois será a última data forte antes de Natal. As CDLs estão mobilizadas e com recursos técnicos para apoiar os associados, em questões que vão da motivação ao marketing”. Tauffer lembra que a pesquisa indica a intenção de 81,3% dos empresários em realizar promoções, campanhas e descontos. “A mobilização é muito grande”, confirma.

            Na projeção de consumo, 36,8% dos entrevistados apontaram que o tíquete médio ficará entre R$ 51,00 a R$ 100,00 e para 29,7%, de R$ 101,00 a R$ 150,00. Entre os presentes preferidos, a liderança permanece com os itens tradicionais, como vestuário e calçados (46,2%), apesar do crescimento constante dos produtos eletrônicos e de informática (9,9%), de tíquete médio mais elevado. A consulta foi realizada pela FCDL/SC entre os dias 24 e 30 de julho, junto aos lojistas associados das 20 cidades catarinenses de maior Índice de Potencial de Consumo (IPC).

O ‘novo normal’

 

            Em função do isolamento social, muitas empresas modificaram a forma de atuar, em função dos próprios consumidores. Na avaliação de 57,1% dos entrevistados os clientes mudaram sua forma de fazer compras. Por conta deste novo cenário, 56,5% dos empresários apontaram que estão vendendo simultaneamente por meios on-line como na loja física - e 36,8% exclusivamente no ambiente virtual.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Fat Bike Floripa abre a primeira loja física no MULTI Open Shopping

18.09.2020

Fat Bike Floripa abre a primeira loja física no MULTI Open Shopping

Floripa Shopping será pioneiro na oferta de entrega expressa em parceria com Delivery Center

17.09.2020

Floripa Shopping será pioneiro na oferta de entrega expressa em parceria com Delivery Center

Impacto nos pequenos negócios durante a pandemia é maior para as mulheres empreendedoras do que para os homens

17.09.2020

Impacto nos pequenos negócios durante a pandemia é maior para as mulheres empreendedoras do que para os homens

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.