O Dia Internacional do Idoso é celebrado no dia 1º de outubro e tem como objetivo reconhecer e valorizar a contribuição dos idosos para a sociedade, bem como sensibilizar sobre os desafios e questões que afetam essa faixa etária. Dentre tantos cuidados que devemos ter com pessoas da terceira idade, existe uma bem importante: o cuidado com a saúde ocular.
A importância de redobrar o cuidado com os olhos nessa idade mais avançada é fundamental, pois o envelhecimento está frequentemente associado a uma série de condições oculares que podem impactar significativamente a qualidade de vida desses idosos.
Segundo a Dra. Claudia Nascimento, diretora clínica do Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF), com o avanço da idade o risco de desenvolver doenças oculares aumenta, incluindo catarata, glaucoma, Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), entre outras . “Por isso, sempre batemos na tecla sobre a consulta e exames de rotina, pois esse tipo de regularidade no consultório pode ajudar a detectar doenças em estágios iniciais, quando o tratamento é mais eficaz”, explica a médica.
Além disso, a perda de visão pode ter um impacto significativo na independência e na qualidade de vida dos idosos. Ter uma visão de qualidade, faz com que o idoso tenha a sua independência e continue realizando atividades diárias, como ler, dirigir e outras atividades do dia-a-dia.
Cláudia reforça ainda que a boa visão desempenha um papel crucial na detecção de obstáculos e na navegação segura pelo ambiente. “A deficiência visual, pode aumentar o índice de quedas e acidentes ”, comenta.
Portanto, é fundamental que os idosos realizem exames oftalmológicos regulares, sigam as recomendações médicas e adotem um estilo de vida saudável para preservar não só a sua saúde ocular, mas a vida como um todo. O apoio da família desempenha um papel importante na promoção do bem-estar dos idosos, incluindo o cuidado com seus olhos.