Em meio às mensagens de conscientização, que ocorrem neste 5 de agosto, Dia Nacional da Saúde, a médica oftalmologista Claudia Nascimento, diretora do Hospital de Olhos de Florianópolis, observa que em decorrência das baixas temperaturas destes dias de inverno, deixando o ar mais seco, é necessário ter cuidado redobrado com os olhos.
Segundo lembra a médica Claudia Nascimento, uma doença típica da estação é a conjuntivite alérgica. O acúmulo de poeira, mofo e ácaros são fatores desencadeadores. Nesta época aumenta o contato com esses micro-organismos que ficam nos calçados, roupas e cobertores guardados em armários até a chegada do inverno. A inflamação pode deixar os olhos vermelhos, inchados, ardentes e desconfortáveis, lacrimejados e com secreção, com uma desagradável sensação de areia nos olhos, com intolerância à luz.
A Diretora do Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF), Dra. Claudia Nascimento, aconselha que se deva retirar dos armários e lavar a roupa de frio a fim de eliminar o mofo. Outra atitude recomendável é evitar levar as mãos aos olhos, afinal quase nunca estamos com as mãos higienizadas o suficiente. Lembrar de lavar as mãos com frequência é muito importante. “São pequenas atitudes para serem observadas e que ajudam em muito a prevenir as alergias”, diz.
Para pacientes com a “Síndrome do Olho Seco” a oftalmologista faz mais um alerta: “Ao apresentar os sintomas, utilize uma lágrima artificial recomendada por profissionais, e busque logo um especialista, pois apesar de parecer algo simples, pode tratar-se de algo mais complexo”. explica. Na FOTO (HOF/Divulgação)