A tecnologia está presente em praticamente todos os lares e, com ela, os dispositivos eletrônicos passaram a fazer parte da vida dos adultos, mas principalmente das crianças. E o que era para ser motivo de diversão ou até mesmo auxílio das atividades escolares, está se tornando um grande problema à saúde ocular, já que é usado diariamente e por longos períodos.
O uso excessivo das telas pode causar sérios danos à visão. Segundo a médica oftalmologista do Hospital de Olhos de Florianópolis, Mara Nishimura, esse contato direto e por longo período com a luz azul do computador, tablet e celular, pode trazer diversos malefícios aos olhos dos pequenos. “A criança pode sentir o olho ressecado, fadiga ocular, olhos vermelhos, irritação, coceira, mas também pode ter problemas mais sérios como, por exemplo, o aumento do grau de miopia e até mesmo o estrabismo”.
Quando os olhos focam em objetos próximos, a musculatura ocular contrai. Ou seja, ficar muito tempo focado nesses eletrônicos aumenta a probabilidade de danos à visão. Por isso, as férias são uma ótima oportunidade de promover um descanso para os olhos em relação à alta exposição de telas que acontecem ao longo do ano.
A médica sugere que as férias sejam um momento de detox das telas. “Neste momento das férias, devemos aproveitar para levar os pequenos para realizar atividades ao ar livre, brincar nos parques, sempre respeitando aqueles horários bons de sol”, indica Mara.
Olhar para o horizonte faz com que os olhos relaxem. Que tal aproveitar os momentos de descanso e descansar também os olhos?
Fotos: Bancos de Imagens