spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 novembro 2024

Desvio do elevado Rio Tavares será liberado segunda-feira

TrânsitoDesvio do elevado Rio Tavares será liberado segunda-feira
spot_img
spot_img

Compartilhe

Na próxima segunda-feira, 21, será liberada aos motoristas a via lateral que foi executada na região da obra do elevado do Rio Tavares, no Sul da Ilha. Este é um importante passo na liberação do tráfego dos veículos, já que os motoristas não vão mais aguardar no entroncamento.

Para a conclusão desse trabalho, foi necessário o término da concretagem de um dos pilares que fica junto à pista. De acordo com um estudo de tráfego feito na área, esta obra irá beneficiar mais 50 mil veículos que passam pelo local, sendo que na temporada este número tem um acréscimo de 25%.

O elevado do Rio Tavares terá 12 pilares, cada um deles com oito estacas de profundidade (com capacidade de suportar individualmente a carga de 230 toneladas-força), coroadas por um bloco com mais de 30 metros cúbicos de concreto. Esses blocos, que medem pouco mais de 7 metros de comprimento, por 2,60 metros de largura e 1,60 metros de altura (ou profundidade), servem de base para os pilares que vão sustentar a via elevada.

Confira detalhes:  

 

O que já foi realizado

Na primeira etapa do projeto foram realizadas as prospecções arqueológicas na área com a confirmação da existência de um sambaqui logo na primeira perfuração. Por isso, os trabalhos do arqueólogo Osvaldo Silva tiveram que acontecer em paralelo à obra, por meio de escavações manuais dos materiais remanescentes ainda subsistentes e o salvamento arqueológico.

 A obra

Orçada em R$ 15 milhões, a execução do elevado do Rio Tavares iniciou no mês de maio e tem prazo de conclusão de 18 meses. O elevado terá 220 metros de extensão e fará a ligação, em forma de anel, entre a SC-405 e a rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, que une o Rio Tavares e o Campeche à Lagoa da Conceição. O projeto contempla ainda, para o entorno, ciclovias e calçadas.