A iniciativa proporcionará aos ganhadores a chance de gravar um EP (Extended Play) com suas próprias músicas. As inscrições são gratuitas e permanecem abertas até o dia 9 de setembro.
O Desterro Autoral, projeto cultural que está movimentando a cena musical independente de Florianópolis, acaba de lançar uma nova ação: o Prêmio Julio Lemos.
Aberto para bandas e artistas de Santa Catarina, o prêmio oferecerá aos vencedores a oportunidade de gravar um EP (Extended Play) com suas composições originais. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 9 de setembro, através do formulário disponível neste link.
O prêmio homenageia Julio Lemos, um dos profissionais mais respeitados na cena cultural de Santa Catarina, reconhecido por sua significativa contribuição à música no Estado. Esta iniciativa conta com o apoio da Célula Cultural.
O Prêmio Julio Lemos Desterro Autoral
O concurso é destinado a músicos, bandas ou projetos musicais que sejam residentes em Santa Catarina e tenham composições originais. Não há limitações quanto ao gênero musical. Após o término das inscrições, uma comissão escolherá 20 finalistas que irão participar das audições presenciais entre os dias 29 de setembro e 20 de outubro, na Célula Cultural. Um júri composto por cinco convidados será responsável pelas sessões, onde cada banda ou artista terá 15 minutos de apresentação no palco.
Destas audições é que sairá a banda, artista ou projeto vencedor da primeira edição do Prêmio Julio Lemos que concederá a gravação de um EP (“Extended Play”) com até cinco faixas em estúdio, além da divulgação do trabalho nas redes sociais e canais de comunicação do Desterro Autoral e uma apresentação promovida pelo projeto.
Julio Lemos: dedicação à música independente
Julio Lemos foi músico e produtor dos mais respeitados na cena musical de Santa Catarina. Ele partiu em 2023 e deixou uma marca de dedicação à música independente. “O Julio sempre acreditou nos compositores locais, criando um espaço onde a autenticidade e a criatividade pudessem florescer”, explica o produtor Arturo Valle Junior, idealizador do Desterro Autoral junto com a produtora cultural Marina Tavares e o músico Thiago Mattes.
“Ao dar o nome do prêmio a Julio, o Desterro quer mostrar que o seu legado continua a inspirar novos talentos a expressarem suas histórias e emoções por meio da música”, comenta Marina. Para Thiago Mattes, não há nome mais apropriado. “Ele foi um grande incentivador da música autoral, reconhecendo e celebrando o trabalho de artistas que, assim como ele, lutam para que sua voz seja ouvida”, explica o músico.
Programe-se “Prêmio Julio Lemos Desterro Autoral”
Período de inscrições: de 26 de agosto a 09 de setembro
Onde se inscrever: neste link
Quem pode: Podem participar do concurso músicos, bandas ou projetos musicais residentes no estado de Santa Catarina que possuam composições autorais.
A participação é gratuita.
Informações e calendário: no perfil @desterroautoral
O que é o Desterro Autoral?
Idealizado pelos produtores culturais Arturo Valle e Marina Tavares e pelo músico Thiago Mates (banda Stella Folks) e com produção do Studio de Ideias, o Desterro Autoral é um movimento que promoverá, ao longo dos próximos meses, uma série de atrações imperdíveis por Florianópolis.
O propósito é conectar a população local com a sua rica e diversa cena musical, através de intervenções artísticas, como o “Desterro Na Rua”, os “Encontros” (palestras, oficinas e workshops com profissionais da música) e os “Giros” (festival que circulará pela cidade). Desde junho, o projeto promoveu esse contato direto do público com algumas bandas em performances surpreendentes, como Nouvella, Dirty Grills e Daniel Arena Trio – e muitas novidades estão por vir.
O Desterro Autoral é um projeto viabilizado pelo PIC (Programa de Incentivo à Cultura) do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e conta com as incentivadoras Casas da Água Materiais para Construção e Eletrodomésticos e Supermercados Imperatriz.
Produção: Studio de Ideias