spot_imgspot_img
Florianópolis, 19 janeiro 2025

Desfile cívico de 7 de setembro reuniu oito mil pessoas na passarela Nego Quirido

GeralDesfile cívico de 7 de setembro reuniu oito mil pessoas na passarela...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O desfile cívico-militar de 7 de setembro, que marca a comemoração dos 195 anos da Proclamação da Independência do Brasil, foi realizado na passarela Nego Quirido, em Florianópolis, e contou com a participação de cerca de oito mil pessoas, conforme informações da Polícia Militar.

O evento é organizado por uma parceria entre Governo do Estado, prefeitura, liga da Defesa Nacional, 14ª Brigada de Infantaria Motorizada e demais organizações militares.

O grupamento escolar com cerca de 1,5 mil alunos da Grande Florianópolis, foram os primeiros a desfilar. Participaram as Escolas de Educação Básica Maria do Carmo Vieira e a EEB Ivo Silveira (ambas de Palhoça), a EEB Laércio Caldeira de Andrade e EEB Wanderlei Júnior (de São José), e a EEB Ildefonso Linhares (de Florianópolis), além do Instituto Estadual de Educação e do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires.

Passaram ainda pela Passarela Nego Quirido, o Clube de Desbravadores e Aventureiros, a União dos Escoteiros do Brasil, Grupo Adolescentes que Amam a Deus, Grupo de Apoio aos Familiares dos Desaparecidos, Legião da Boa Vontade. Além da Associação Nacional de Veteranos da Força Expedicionária e do grupamento dos Veteranos do 14º pelotão de Polícia do Exército.

Em seguida, foi a vez das entidades militares e forças de segurança, com a Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira. As entidades com seus grupamentos apresentaram como exercem as funções no dia a dia. Os equipamentos que utilizam, as vestimentas, as armas e as viaturas foram mostradas ao público.

O desfile motorizado encerrou o evento, trazendo as viaturas militares e das forças de segurança, além de veículos antigos do “Veteran Car Club”. Também foram promovidos desfiles cívicos em outras cidades catarinenses, com representantes locais dos órgãos de segurança e estudantes.

As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.