Cesar Souza Junior destaca que artesãos devem ter espaço próprio de trabalho
Na busca pela valorização do artesanato, o deputado estadual Cesar Souza Junior (DEM) solicitou a Assembléia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) espaço para exposição dos materiais da exposição “Artesanato: Estilo, originalidade e arte”. A mostra é em comemoração à Semana do Artesão de Florianópolis e acontece no Espaço Cultural Jerônimo Coelho.
De acordo com Souza Junior, é importante para o Parlamento apoiar eventos que estimulem a expressão da cultura popular. “Esta exposição na Assembleia, num espaço de fácil acesso, é uma oportunidade de valorizar o nosso artesão.” O líder dos Democratas na Alesc ainda acrescenta que o evento é de fundamental importância para que os artesãos consigam um local para divulgar e comercializar seus trabalhos com conforto e segurança.
Segundo a coordenadora de Artesanato do Igeof, Ana Mercedes, o segmento necessita de uma política pública para ter referenciais. “Para sabermos quantos são os profissionais e quais as áreas mais comercializadas, estamos organizando um banco de dados, a partir do preenchimento de um cadastro único. O artesanato é o maior gerador de renda na informalidade e precisamos ter um referencial”, observou. Segundo Ana, o preenchimento do cadastro pode ser feito pelo site http://portal.pmf.sc.gov.br/entidades/igeof.
O evento, que acontece até esta sexta-feira, 19, conta com a presença de 108 artesões dos mais variados segmentos, como artesanato em couro, madeira, tecido, material reciclado e tecelagem.