Acontece nesta segunda-feira, 26, às 19h, a instalação, na Câmara de Vereadores, da Frente Parlamentar Municipal pela Democratização da Comunicação em Florianópolis. A iniciativa é do do vereador petista Prof. Lino Peres, que convidou a população, estudantes, pesquisadores e profissionais da área para o evento aberto ao público no plenarinho.
Aprovada em plenário por unanimidade no dia 3 de setembro, a proposta foi apresentada pelo vereador Lino e pretende fomentar a discussão da questão comunicacional em Florianópolis. Terá como foco debater temas como a assimetria na distribuição das concessões e recursos públicos, os monopólios e a falta de pluralidade decorrentes, o papel determinante das rádios comunitárias e da mídia independente em geral na preservação do Direito Humano à Comunicação e na construção da democracia, e a questão trabalhista, com as constantes ondas de demissões de jornalistas.
Uma audiência pública na Câmara em novembro de 2016, chamada por Lino, já debatia o papel das mídias independentes em nossa cidade. A Frente é uma construção com parceiros da área como o Portal Desacato, Pobres & Nojentas, a TV Floripa, a Rádio Campeche, o Coletivo Maruim, a Associação de Rádios Comunitárias Santa Catarina, o Portal Catarinas e também o deputado Dirceu Dresch, presidente de uma Frente com o mesmo propósito na Assembleia Legislativa.