spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Demandas para um Turismo de Qualidade será tema de debates no ECATUR 2009

EventosDemandas para um Turismo de Qualidade será tema de debates no ECATUR...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Os problemas que entravam o desenvolvimento de um turismo de qualidade em Santa Catarina será o foco das discussões do ECATUR 2009 – Encontro Catarinense de Turismo, cujo lançamento aconteceu nesta quarta-feira (06), em Florianópolis, SC. O evento vai acontecer de 25 a 27 de junho, no Costão do Santinho Resort, na Capital e envolve todas as entidades do chamado trade turístico: Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SC), Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-SC), Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SC), Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Fhoresc), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/SC), Federação de Conventions e Visitors Bureaux de SC (FCVB-SC), além da Fecomercio e o governo do através da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Santur. O temário central do encontro será “Demandas para um Turismo de Qualidade”.

O lançamento contou com a presença de mais de 60 pessoas, entre representantes do trade, imprensa e associados. Coordenado pelo presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz, o evento teve a participação de Valdir Walendowsky, presidente da Santur, Ézio Librizzi, presidente da Abrasel/SC, Tarcísio Schmitt, vice-presidente da Federação de Hotéis, Restaurantes Bares e Similares, Kid Stadler, da ABAV/SC, Sabrina Rodrigues Alves, da ABEOC/SC, Darciso Machri, da Associação de Turismo Hidrotermal de SC (Athisc) e Paulo Brito do SBTUR. As lideranças do trade destacaram como medidas necessárias a um turismo de qualidade a qualificação e treinamento de pessoas já em atividade e daquelas que vão entrar mo mercado de trabalho. Já Moritz destacou a criatividade como uma das formas de enfrentar a crise como diferencial competitivo. Mas, salientou, para atingir a esse objetivo, as equipes devem ser altamente qualificadas e treinadas. Ao falar sobre o evento Librizzi sintetizou o pensamento do grupo: “A palavra que resume nosso esforço é sinergia”, disse. Já o presidente da Santur afirmou estar “confiante no ECATUR como fator de fortalecimento do turismo catarinense que é o mais pujante do País”.

Palestra Magna

A palestra magna de abertura do ECATUR será proferida pelo ex-ministro e atual presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho que vai falar sobre as “Demandas para um Turismo de Qualidade”, no dia 26. No dia 27, ocorre o Encontro do Trade, com a participação de todos os representantes do setor que vão realizar um debate sobre o tema do encontro com representes da Santur.

Durante todo o ECATUR também serão realizados vários eventos simultâneos, com debate de políticas para o setor, visando eliminar os entraves ao desenvolvimento do turismo de qualidade. Também haverá apresentação de trabalhos por acadêmicos e professores de cursos de turismo e hotelaria, além de vários cursos e oficinas de capacitação para hoteleiros, donos de restaurantes, agências de viagens e trabalhadores.

O ECATUR 2009 também terá duas feiras de negócios, a EXPROTEL (Exposição de Produtos para Hotéis), realizada pela ABIH-SC, voltada para o segmento hoteleiro, com os lançamentos e novidades do setor. Já a ABAV-SC vai realizar a FECATUR 2009, voltada para as agências de receptivo, visando incrementar os negócios neste segmento. A Santur vai realizar uma mostra das nove regiões turísticas do Estado, mostrando seus atrativos e potencial turístico.