spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 janeiro 2025

Defesa dos interesses dos corretores de imóveis marca gestão inovadora do CRECI/SC 

NegóciosDefesa dos interesses dos corretores de imóveis marca gestão inovadora do CRECI/SC 
spot_img
spot_img

Compartilhe

Trabalho que marcou a história do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de SC terá continuidade com novas realizações a partir de 2025 

Homenagear os corretores e corretoras de imóveis vai muito além de uma data comemorativa. Recentemente, no dia 27 de agosto, foi comemorado o Dia do Corretor de Imóveis. Contudo, para o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de SC (CRECI/SC), todos os dias são de muito trabalho em defesa de uma categoria que contribui decisivamente para o desenvolvimento econômico e social e, sobretudo, para a realização dos sonhos das pessoas. 

O ano de 2024 marcou a consolidação de uma gestão inovadora no CRECI/SC, iniciada em 2022, e plantou as sementes para um novo período de realizações. “Deixamos de ser uma entidade meramente arrecadatória, passando a prover serviços e soluções para as demandas diárias dos corretores de imóveis”, lembrou o presidente Fernando Willrich, que no dia 1º de janeiro transmite a função para Marcelo Brognoli, eleito este ano para dar continuidade a um modelo que marcou a história da entidade. 

A partir dessa nova concepção, o CRECI/SC passou a ter uma presença efetiva em todo o Estado. Somente em 2023, nada menos do que 40 municípios receberam os mais de 100 eventos realizados gratuitamente e que reuniram um número superior a 12 mil participantes. Em 2024, as atividades continuam em ritmo intenso. Já foram realizados mais de 50 eventos e até o final do ano devem chegar a 100. 

“Mobilizamos uma equipe aguerrida de mais de uma centena de voluntários, a começar por toda a diretoria, incluindo ainda conselheiros, delegados e integrantes de comissões, que garantem nossa presença física em 70 municípios, permitindo uma atuação em todas as regiões de Santa Catarina”, destacou Fernando Willrich. 

AÇÕES MARCANTES 

A atual gestão do Conselho quebrou paradigmas ao implantar a Fiscalização Orientadora, que privilegia as ações educativas, prevenindo irregularidades e evitando punições. Como resultado, pela primeira vez a equipe de fiscalização autuou mais pessoas por exercício ilegal da profissão do que profissionais credenciados, demostrando uma efetiva prioridade à defesa da categoria. Com diálogo e nova dinâmica profissional, foram quase 10 mil corretores de imóveis orientados. A produtividade da fiscalização praticamente triplicou em 3 anos, com um aumento de 196,2% entre 2021 e 2023. Já a inovadora fiscalização digital identifica anúncios irregulares para exigir sua correção. 

Outra novidade que entra para a história é o Clube de Benefícios, que disponibiliza parcerias com mais de 200 estabelecimentos comerciais para a oferta de serviços e descontos exclusivos, com efeitos diretos na melhoria das condições de trabalho dos profissionais. A meta é chegar a 300 empresas em todas as regiões do Estado, em 2024.

Para incrementar a capacitação dos corretores de imóveis, os cursos EAD gratuitos e de excelente qualidade tiveram cerca de 10 mil inscritos desde 2022. Os profissionais podem escolher entre diversos temas essenciais para o desempenho de suas atividades, como fotografia imobiliária, noções básicas de negociação, inferência estatística, perito judicial, locação e administração, entre outros. 

A atual gestão também criou a Sala do Corretor de Imóveis, espaço físico para uso gratuito pelos corretores de imóveis, com computador, wi-fi e impressora. A sala já funciona em Balneário Camboriú, Blumenau, Joinville e Lages. 

Ainda na questão da defesa dos interesses dos corretores de imóveis, vale destacar a atuação do Conselho em protesto contra os aumentos excessivos nas taxas dos cartórios, que chegaram a 200% em alguns casos. Os novos preços trazem prejuízo aos cidadãos, ao mercado e aos profissionais que atuam no setor imobiliário, pois o elevado preço das taxas dificulta a realização de novos negócios e a regularização pendente de imóveis. Em conjunto com a OAB/SC e a Fiesc, o CRECI/SC busca reverter a situação junto ao Tribunal de Justiça, de onde partiu a proposta aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo Executivo estadual. 

NOVA GESTÃO 

“Estamos prontos para o desafio de darmos continuidade à atual gestão e ampliarmos as conquistas. O aprendizado foi muito grande e, com o amplo apoio que recebemos da categoria, seguiremos mudando para melhor nosso Conselho”, garantiu Marcelo Brognoli, atual 2º vice-presidente e presidente eleito do CRECI/SC

Entre os compromissos da nova gestão, estão a continuidade do combate ao exercício ilegal da profissão, a expansão dos cursos pela Unicreci-SC, mais palestras e eventos gratuitos em todas as regiões, ampliação da orientação jurídica gratuita, prevenção ao assédio no mercado imobiliário, melhoria no atendimento, portal de oportunidades, atendimento presencial itinerante em pequenos e médios municípios, garantir segurança dos negócios imobiliários online, criação do Espaço do Corretor + HUB imobiliário, mais Salas do Corretor, ampliação da defesa da categoria e da transparência nas denúncias. 

Acompanhe as principais ações e notícias no site do CRECI/SC e no Instagram @crecisc.