A Defesa Civil divulgou um comunicado na noite desta sábado, 15, alertando para a brusca queda de temperatura prevista para o território catarinense. De acordo com a nota, não está descartada a possibilidade de neve nas áreas altas do estado na noite de segunda-feira, 17.
Conforme a previsão da Epagri/Ciram, órgão estadual de monitoramento da previsão do tempo e do clima, a partir da tarde de domingo, 16, uma frente fria se aproxima do Litoral de Santa Catarina acompanhada de uma intensa massa de ar frio de origem polar.
“Na segunda-feira, 17, as temperaturas declinam bruscamente, e a combinação da chuva com o frio pode até favorecer a condição de neve nas áreas mais altas da Serra catarinense”, informou a meteorologista, Laura Rodrigues.
No restante da semana, a previsão é de temperatura baixa com mínima negativa nas áreas altas do estado, especialmente na Serra, com condições de geada ampla. O frio também será intenso no Litoral, com mínima de 3°C a 6°C, e máxima à tarde em torno de 16°C a 18°C.
“O frio intenso deve permanecer até a quarta-feira, 19. A partir de quinta-feira, 20, as temperaturas já começam a subir gradativamente e a previsão é de tempo seco, com sol em todas as regiões. Neste ano, as massas de ar frio estão passando mais pelo Centro-Sul da Argentina, sem avançar para Santa Catarina, por isso as temperaturas estão atípicas para a época do ano”, destacou a meteorologista.