spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Defesa Civil alerta para possibilidade de forte temporal no fim de semana

GeralDefesa Civil alerta para possibilidade de forte temporal no fim de semana
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou um aviso meteorológico nesta quinta-feira,13, alertando para o alto risco de temporais com raios, ventania (rajadas acima de 60km/h) e queda de granizo isolado. Uma frente fria chega ao Estado, trazendo chuva com temporais, ventania (rajadas acima de 60 km/h) e granizo, começando pelo Oeste e Sul. A temperatura irá diminuir consideravelmente. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

Segundo a Defesa Civil, há previsão de chuva com volumes significativos e de intensidade de moderada a forte no Litoral, especialmente no Litoral Sul na sexta-feira.

Durante a sexta e no fim de semana, o tempo fica instável, com chuva em SC, de forma mais intensa e contínua no Litoral e nas áreas próximas, totalizando volumes acima de 100mm. A Epagri/Ciram informa que os volumes variam entre 40mm e 70mm, em média, do Oeste ao Planalto. A temperatura fica bem mais agradável, com máximas entre 18ºC e 22°C nas áreas altas do Planalto Sul, e entre 24°C e 26°C na maior parte de SC.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

Recomendações da Defesa Civil:

Tempestades com descargas elétricas e vento:

– Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados.

– Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

– Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.