Uma aula sobre Saúde Pública foi ministrada pelo professor Marcos da Ros, especialista no assunto, na noite de abertura da 9ª Conferência Municipal de Saúde de Florianópolis, nesta quarta-feira, 10, no Centro de Eventos da UFSC. Os debates e a discussão sobre as propostas que irão melhorar a atenção à saúde da população começam na tarde desta quinta-feira, 11, com a participação de pelo menos 500 inscritos. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura.
Nesta etapa, comunidade e profissionais de saúde formarão oito grupos de trabalho divididos entre os temas “Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade”, “Participação social”, “Valorização do trabalhão e da educação em saúde”, “Financiamento do SUS e relação público-privado”, Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde”, “Informação, educação e política de comunicação do SUS”, “Ciência, tecnologia e inovação no SUS” e “Reformas democráticas e populares do Estado”.
A conferência municipal elegerá seus delegados para participação na conferência estadual que, por sua vez, indica seus representantes em nível nacional. Na última conferência, foram apresentadas 800 propostas de mudanças visando a qualidade no acesso aos serviços de saúde de Florianópolis. Destas, segundo levantamento da comissão organizadora, pelo menos 40% já foram efetivadas e trouxeram bons resultados aos usuários do SUS na Capital.
Uma delas é a garantia de que o SUS na capital catarinense tem sua gestão totalmente pública, sem a participação de organizações sociais, fundações públicas, de direito privado e correlatas, o que já acontece em Florianópolis. Outro exemplo é a municipalização da rede laboratorial e de diagnóstico. Atualmente, a marcação já é feita de forma mais rápida – muitas vezes no mesmo diua ou em prazo máximo de cinco dias úteis.
Programação
Quinta-feira (11)
14h – Leitura e aprovação do regulamento
14h30 às 21h – Grupos de discussão por eixos temáticos
Sexta-feira (12)
14h – Plenária final (apresentação de propostas)
17h – Escolha dos delegados da Conferência Estadual de Saúde
18h – Encerramento