spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

De São Paulo, cia Project Humans abre o 5º Dança em Cena em Florianópolis

VariedadesDe São Paulo, cia Project Humans abre o 5º Dança em Cena...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Um dos eventos mais importantes de fomento à dança e formação de plateia na Capital chega à quinta edição e promove 5 dias de programação gratuita entre 7 e 11 de junho 

A companhia paulistana Project H[u]mans é uma das convidadas do Dança em Cena 2023. O grupo abre oficialmente o evento, um dos mais importantes do gênero na região, nesta quarta-feira, às 20h, no palco arena montado no Floripa Shopping.

Entre os dias 7 a 11 de junho, o Dança em Cena levará a arte dança para quatro locais da Capital: o já tradicional palco arena, montado no Floripa Shopping, a Cenarium Escola de Dança, o Conselho Comunitário do Saco Grande e, pela primeira vez, o Teatro Ademir Rosa, no CIC. A programação é totalmente gratuita. 

O evento chega à quinta edição em 2023 como o mais importante projeto de fomento à dança e formação de plateia da região. Isso porque o evento abre espaço para que companhias amadoras, bailarinas e bailarinos de todas as idades e classes sociais compartilhem o mesmo palco de grupos e profissionais já consagrados em todo o Brasil. Um projeto democrático, de valorização e incentivo à dança — uma das vocações de Santa Catarina.

Project Humans apresenta O Rio Invisível

O grupo Project H[u]mans, de São Paulo, apresenta na Capital O Rio Invisível, espetáculo de dança contemporânea e danças urbanas que leva para o palco temas e sentimentos atuais:  sensações intensas, saúde mental, perda, transformação e crescimento pessoal. O grupo fará duas apresentações: uma performance na abertura do Dança em Cena, nesta quarta (7), às 20h, no palco arena do Floripa Shopping; e a montagem de O Rio Invisível no Teatro Ademir Rosa, no CIC, na quinta (8), quando outras companhias consagradas da cidade também se apresentam.

O espetáculo acompanha a jornada de um personagem ao longo das cinco fases do luto: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Um rio invisível é elemento-metáfora, como uma energia em volta da vida que flui, muda e transborda. Ao mover-se por todas as fases, o personagem lida com obstáculos que o convidam a repensar sua relação com a vida e com a própria força para encontrar maneiras de se adaptar às constantes mudanças.

O Rio Invisível tem coreografia e direção de Gabriel Braga, dançarino e pesquisador que assina a capacitação profissional do Dança em Cena em 2023. 

Mostra de Dança em 10 gêneros diferentes

A Mostra de Dança é uma das marcas do Dança em Cena. Ao longo de cinco dias, um palco arena montado no Floripa Shopping recebe apresentações de solos, duos e conjuntos com coreografias em 10 gênero diferentes: Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre, Dança Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas, Dança de Salão, Sapateado, Danças Regionais ou Populares, K-Pop e Estilo Livre. 

Em 2023, a pluralidade do Dança em Cena ficou evidente não só pelo recorde de inscrições como também pela diversidade de coreografias inscritas. Destaque para o grande número de bailarinas e bailarinos da terceira idade, crianças e grupos de cidades vizinhas à Capital. 

Espetáculos de cias convidadas no CIC

Considerado a noite de gala do Dança em Cena, o Celebra é um tradicional evento de celebração do projeto que reúne em uma noite as companhias de dança com destaque na cena de dentro e de fora do Estado. Pela primeira vez, será realizada no Teatro Ademir Rosa, no CIC, principal palco de Santa Catarina. O Celebra será realizado no dia 8 de junho (quinta-feira), às 20h30. Além do Project H[u]mans, outras três companhias da Capital sobem ao palco:

LAB Dance Studio apresenta Efêmero, Construções Invisíveis de um Relacionamento Frágil

Com direção e coreografia de Moni Cherem e Duda Borges, Efêmero é um espetáculo que fala sobre o vazio de uma sociedade preenchida por “recompensas” invisíveis, questionando a validez das relações passageiras com tudo que nos cerca. Os bailarinos se distribuem em cena como se estivessem em um campo de game: seus personagens são moldados por expectativas e imagens do que acham que deveriam ser. 

A pesquisa para essa montagem começou em 2021. No ano seguinte, o grupo LAB Dance Studio foi selecionado para apresentar o trabalho no Cena Contemporânea dentro do Festival Prêmio Curitiba na Dança e conquistou o primeiro lugar. Em 2023, o espetáculo foi um dos espetáculos selecionados da Maratona Cultural em Florianópolis.

Movincena apresenta Chicago, O Musical

Inspirado no mundialmente prestigiado espetáculo da Broadway, Chicago, O Musical conta a história de duas artistas da noite em busca do estrelato e da fama. Este é o terceiro ano que a companhia de Florianópolis Movincena leva para o palco sua versão da montagem. Com elenco de artistas da Capital e direção de Ana Garvik, o musical é marcado por coreografias complexas e enérgicas, atuações memoráveis e cenas musicais de tirar o fôlego.

House Dance Floripa apresenta Time to Jack 

Espetáculo Time to Jack percorre brevemente a história do House Dance e House Music desde o surgimento até as culturas e danças que influenciam até hoje esse movimento.  Muito além do que apenas passos rápidos com as pernas, a Cultura House surgiu dentro de espaços que acolhiam as minorias, pessoas pretas, LGBTQIA+ e imigrantes em Nova York, nos Estados Unidos, no final dos anos 70. Desse movimento underground e de resistência surge o House Dance. A montagem tem direção e coreografia de Diego Tavares e Vivian Shimizu, dois pesquisadores e professores da House Dance que atuam em Florianópolis e produzem o House Dance Floripa. 


O Dança em Cena é patrocinado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Prefeitura Municipal de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91. O projeto tem o apoio cultural do Floripa Shopping, Piemonte e Hotel Porto da Ilha. A coordenação geral é da Marte Cultural e a realização é da Cenarium Escola de Dança.  

Agende-se

Dança em Cena Florianópolis 2023

Quando: 7 a 11 de junho

Onde: Floripa Shopping, Teatro Ademir Rosa (CIC), Conselho dos Moradores do Saco Grande (Comosg)  e Cenarium Escola de Dança

Quanto: gratuito

Informações: https://www.dancaemcena.com.br/ 

Foto: Eduardo Duks