spot_imgspot_img
Florianópolis, 15 novembro 2024

De Pai para Filho, conheça histórias de empreendedores em Florianópolis

VariedadesDe Pai para Filho, conheça histórias de empreendedores em Florianópolis
spot_img
spot_img

Compartilhe

Elder Besen, que herdou do pai a vontade de empreender, comanda junto dos três filhos o hortifruti mais tradicional da Capital de Santa Catarina 

Na semana do Dia dos Pais, é comum que a correria para comprar um presente especial para a data aumente. No entanto, em muitos casos, um abraço ou uma visita no domingo, dia 11 de agosto, pode render lembranças memoráveis. E quando pais e filhos empreendem juntos, como será que fica a relação? Compartilhamos abaixo três histórias inspiradoras de empreendedores que atuam na Grande Florianópolis.  

O empresário Elder Besen, que é pai de três filhos Rafael Besen, Samuel Besen e Elder Besen Filho, começou a empreender em 1987, ainda quando trabalhava na lavoura da família. Junto do pai Vitor Besen e dos irmãos, Elden participava de feiras livres para comercializar os produtos cultivados na propriedade, o que futuramente se tornou um negócio da família.

Atualmente, Elder e os três filhos comandam oito unidades do Direto do Campo, nos bairros de Coqueiros, Agronômica, Saco dos Limões, Rio Tavares, Rio Vermelho, Santa Mônica e Armação, em Florianópolis e um na Ponte do Imaurim, em Palhoça. Além de um Centro de Distribuição de produtos em Campinas, São José. 

Inspirado pelo pai, Rafael Besen, que é formado em Administração, trabalha desde os 12 anos na empresa da família. E desde que completou 18 anos, ele e os irmãos assumiram o comando do negócio, a fim de expandir e empreender ainda mais.

Prova disso, é que junto da esposa Dyanine Weiss Besen, Rafael idealizou um novo empreendimento, o Mercadão de Coqueiros. Inaugurado em novembro de 2023, o espaço conta com uma unidade do Direto do Campo e mais de 20 operações de serviço, gastronomia e lazer. 

“Trabalhar ao lado do meu pai é desafiador. Temos aprendizados diários e com certeza ele é um exemplo de pai e um empreendedor dedicado, esforçado e muito trabalhador, no qual me espelho”, completa Rafael que é pai da Mariah e do Bernardo Rafael.

Experiência e conhecimento especializado

Após uma bem-sucedida carreira como diretor de uma multinacional, Luciano Andriani decidiu seguir o caminho do empreendedorismo ao se aposentar e junto do filho Bruno Koerich Andriani, abriu uma cervejaria em Rancho Queimado, na região da Grande Florianópolis.

Tudo começou após a viagem de Bruno para a Austrália, entre os anos de 2010 e 2012, período no qual estudou administração e trabalhou em bares e restaurantes. “Durante os anos que fiquei na Austrália fui profundamente influenciado pela cultura local de cervejas artesanais e percebi que o mercado estava em pleno crescimento, com inúmeras pequenas cervejarias prosperando e uma grande comunidade de cervejeiros caseiros”, conta.

Ao voltar para o Brasil, inspirado pelas práticas inovadoras e pelo fervor do mercado australiano de cervejas artesanais, Bruno apresentou para o pai a ideia de abrir uma cervejaria. Com a experiência empresarial de Luciano e o conhecimento especializado de Bruno, a dupla decidiu transformar a ideia em realidade e começaram a fabricar em casa as primeiras cervejas.

“Ficamos de 2012 a 2014 fazendo cerveja em casa no sítio em Rancho Queimado e decidimos em 2014 abrir a cervejaria. Aí foram dois anos de projetos e obras até abrirmos a UNIKA, em 2016”, compartilha Bruno.

Atualmente, a cervejaria conta com mais de 30 estilos diferentes de cerveja produzidas no ano, como as conhecidas West Coast IPA, Skunk Juicy, Catharina Sour e German Lager e com seis bares, e um deles fica no Mercadão de Coqueiros, na região continental de Florianópolis. Segundo Bruno, essa unidade funciona também como um ponto de venda direta da cervejaria.

“A parceria com o Mercadão tem sido extremamente positiva. Desde que a loja foi inaugurada em dezembro de 2023, temos observado um crescimento constante mês a mês. Além disso, a localização privilegiada e o ambiente acolhedor do espaço proporcionam uma experiência de compra agradável para nossos clientes, o que tem sido um fator crucial para o nosso sucesso”, completa Bruno.

Cultivando bons exemplos

Desde 1996, Darlon Richard Hames comanda uma das floriculturas mais tradicionais de Florianópolis. Com três lojas na Capital, sendo uma delas no bairro Coqueiros, a Floricultura Hames oferece flores naturais, dos mais diversos modelos e tamanhos, e flores desidratadas.

O empreendedor conta que o interesse pelo mundo das flores começou quando ele estava no Ensino Fundamental. “Durante as férias escolares eu trabalhava na produção de plantas perto da minha casa e quando comecei a cursar Telecomunicações na antiga Escola Técnica Federal de SC, em São José, fui convidado pelo dono dessa produção para trabalhar numa floricultura. Aceitei, trabalhei ali por um tempo até que comecei a participar de feiras na rua vendendo flores e abrir o meu primeiro negócio”, compartilha.

E foi dentro desse universo que Kaique Richard Hames cresceu. Desde pequeno ele ajudava os pais com as flores do jardim da casa, e hoje com 19 anos, o filho de Darlon ajuda o pai nas três lojas da família.

“O Kaique começou a trabalhar com a gente quando ele tinha 17 anos. E desde então ele nos ajuda nas vendas e na coleta e distribuição dos produtos nas três lojas. Trabalhamos sem estresse entre nós, pois ele sempre executa bem as tarefas”, destaca Darlon, que é casado e pai também de Patrick e Henrique, e avô da pequena Sofia.

O estudante de Ciências da Computação sabe da importância de ajudar os pais no negócio da família e escolha curso veio para melhorar ainda mais o negócio. “Conciliar trabalho e estudos é desafiador, mas com um bom planejamento e flexibilidade, dá para dar conta dos dois. Meus pais ajudam permitindo ajustar meus horários conforme a necessidade”, explica.

Kaique já sabe o que quer para o futuro. “Estou bem interessado em empreender. Meu pai é um grande exemplo para mim, sempre encontrando novas maneiras de inovar e enfrentar desafios. Quero seguir os passos dele e usar minhas habilidades para ajudar a floricultura a crescer ainda mais”, completa.