spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 novembro 2024

Dicas de Gastronomia para o fim de semana em Florianópolis – 11ª edição

GastronomiaDicas de Gastronomia para o fim de semana em Florianópolis - 11ª...
spot_img

Delas Summit 2024: Mari Maria Makeup inspira com a força da vulnerabilidade

Influenciadora abre o maior evento de empreendedorismo feminino do...

Urbano promove workshop online gratuito que ensina a fazer pães e bolos sem glúten

A Urbano Alimentos realiza a 2ª edição do workshop gratuito Padaria...

CEDEP realiza IV Festival de Rap no Monte Cristo

Evento irá celebrar a cultura do RAP em Florianópolis...
spot_img

Compartilhe

Está no ar mais uma edição da coluna que apresenta as melhores receitas e sugestões de gastronomia de Florianópolis.

Nova torta na Patricia Goedert

Dica doce para o fim de semana. E sem dieta: A nova torta da Patricia Goedert Doçaria, a Torta Charge: massa de chocolate, caramelo, ganache de chocolate e muito amendoim.

É a melhor torta que comemos em trinta e tantos anos de vida.

Além deste bolo, Patricia Goedert está com lançamentos exclusivos para a Páscoa, como o ovo Nega Gatô.

Encomendas podem ser feitas pelo telefone (3331-1800), Whats App (99917-0245), por e-mail (docaria@patriciagoedert.com.br) ou pela fanpage, que está bem completa: www.facebook.com/PatriciaGoedertDocaria

Curso de Cerveja

O Science of  Beer Institute traz a Florianópolis a segunda edição do Beer Talk, curso que abrange os principais aspectos da cerveja e inclui a degustação de cinco rótulos. Voltada aos amantes da bebida e com carga horária de duas horas, a aula será realizada no dia 1º de abril (sábado), a partir das 9h, na loja de cervejas artesanais Beermade, na Rua Álvaro Soares de Oliveira, 149 – Bairro Itaguaçu.

Conduzido pelo sommelier Rudy Fávero, o Beer Talk traz entre seu conteúdo a evolução histórica da cerveja e de seus processos, estudos sobre fermentação e maturação, fabricação de mosto, análise de aspectos de qualidade das matérias primas, perfis e estilos da bebida, além da apresentação das principais escolas produtoras e suas características.  Com vagas limitadas, o curso custa R$ 85 e as inscrições podem ser feitas na loja Beermade. Mais informações pelo e-mail contato@beermade.com.br, telefone (48) 3307.6001 e whatsapp (48) 99607.0027.​

Mais saudável

A rede de restaurantes Madero traz, durante o mês de março, novidades ainda mais saudáveis e gostosas no cardápio. Os novos pratos vão ampliar as opções para vegetarianos e para as pessoas que apresentam restrições alimentares como intolerância à lactose, glúten ou ovos. O novo cardápio é uma parceria do chef Junior Durski com Pati Bianco (foto), especialista em alimentação saudável que soma dezenas de milhares de seguidores na internet com seu blog, o Fru-fruta.

Há pouco mais de um ano, o Madero introduziu em seu menu a linha FIT, que apresenta pratos e sandwiches preparados com ingredientes funcionais como trigo integral, grãos, sementes e creme de palmito. Além de oferecer opções para quem busca uma alimentação mais leve, a linha FIT proporcionou a inclusão de pessoas com restrições alimentares. Os novos pratos são ainda mais opções inclusivos, nutritivos, com menos sódio e carboidrato.

As saladas de acompanhamento ganharam rúcula, palmito pupunha em cubos e creme balsâmico. A Caesar Salad ganhou panzanellas integrais e duas novas versões – Camarões Grelhados e Hambúrguer Vegetariano –, além das tradicionais Mignon e Frango.

As maiores novidades são as duas saladas assinadas pela Pati Bianco. A Madero Fit é uma combinação saborosa e leve de folhas frescas envolvidas em molho pesto sem lactose, servida com parmesão, tomate cereja, quinoa com creme de palmito, amêndoas laminadas e frango grelhado. É uma salada isenta de glúten* que apresenta pouco sódio, low carb e protéica. Quem tem intolerância à lactose pode pedir a sua sem o parmesão.

A Madero Veggie combina folhas frescas servidas com creme de balsâmico, grão de bico salteado no azeite extravirgem com azeitona roxa e tomate cereja, queijo coalho grelhado e é finalizada com amêndoas laminadas. É livre de glúten*, rica em proteína vegetal e também pode ser servida sem o queijo coalho aos intolerantes à lactose.

Cervejas para harmonizar com ovos de Páscoa? Sim!

A Páscoa é um dos períodos mais prazerosos, pois pouca gente resiste aos pratos típicos como o bacalhau, a colomba pascal e também os tradicionais ovos de chocolate. Então, que tal harmonizar isso tudo com uma ótima bebida para tornar a experiência gastronômica ainda mais prazerosa? E isso pode ser muito simples, basta identificar os elementos de cada prato, relacionar com o que eles combinam e assim descobrir um terceiro sabor.

Não é difícil perceber que o consumidor está agregando novos hábitos alimentares, prezando por comer bem e buscando novidades. Neste sentido, uma prática cada vez mais comum, é a substituição de bebidas tradicionais como o vinho por cervejas especiais que harmonizam com os pratos que serão consumidos. Pensando nisso, listamos algumas dicas de harmonização dos pratos típicos do período com cervejas.

Um dos mais conhecidos pratos da Páscoa, o bacalhau à portuguesa, tem sabores acentuados que precisam de uma cerveja leve, mas com personalidade, para poder ser harmonizado. A Baden Baden Weiss é uma ótima opção. Esta típica cerveja de trigo tem coloração amarelada e levemente turva, apresenta um corpo leve-médio e refrescante, com uma boa complexidade de aromas frutados lembrando banana e cravo. A aparência se dá pela levedura que ainda está presente na bebida e ajuda a ressaltar as características aromáticas do líquido. No início do mês, este rótulo foi premiado no estilo South German-StyleHefeweizen, pelo Concurso Brasileiro das Cervejas, realizado em Blumenau.

Já a colomba pascal – uma espécie de bolo que lembra o panetone – possui aroma de baunilha e variantes, geralmente recheado com frutas secas ou chocolate, vai muito bem com cervejas que trazem aromas e sabores de maltes e frutas. Uma boa sugestão de harmonização é a Baden Baden Golden, que apresenta um sabor suave e adocicado, com aromas de canela e frutas vermelhas. Dourada e leve, esta cerveja combina com diversas sobremesas a base de frutas.

Neste período da quaresma, comer mais frutos do mar também é tradição devido ao costume de evitar carne vermelha. Camarão, marisco e peixe harmonizam com cervejas leves e sabores suavemente frutados como a Eisenbahn Weizenbier, feita com trigo de estilo alemão, com aromas de cravo e banana. A Baden Baden Witbier também é uma opção de trigo, mas com uma receita belga que leva laranja e sementes de coentro em sua composição.

Por fim, o chocolate, talvez o item mais consumido neste período. Ele harmoniza com diversas cervejas, principalmente escuras com maltes tostados e aromas lembrando café tostado ou chocolate amargo. Para isso, é preciso entender que o sabor doce do chocolate não pode ser anulado pela bebida e sim complementado. Para acompanhar essa iguaria o que não faltam são opções, entre elas, a Devassa Negra, do tipo Ale, de cor escura e um pouco mais amarga; a Baden Baden Chocolate ou a Stout, que harmonizam muito bem com as sobremesas.

Com o consumidor em busca de um cardápio cada vez mais sofisticado, mas sem perder as raízes, o mercado de cervejas especiais está crescendo cada vez mais e proporcionando experiências únicas até para os paladares mais exigentes. Vale à pena fazer o teste.

Todos os rótulos Baden Baden e Eisenbahn estão disponíveis na loja online WBeer.com.