spot_imgspot_img
Florianópolis, 18 dezembro 2024
spot_imgspot_img

De 19ª para 4ª posição no ranking nacional: SC registra crescimento no faturamento de franquias; especialista explica o ‘salto’

NegóciosDe 19ª para 4ª posição no ranking nacional: SC registra crescimento no...
spot_img

Vila Kids: para brincar e aprender no Costao

Resort localizado em Florianópolis inaugura novo espaço infantil Após o...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O estado subiu 15 posições no 1º semestre de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. Reginaldo Boeira, presidente do KNN Group e fundador de uma das maiores redes de franquias de idiomas do país, destaca o histórico de desenvolvimento, a diversidade e expansão econômica em várias localidades, e a melhor distribuição de renda, o que reflete, especialmente, no aumento de pequenas franquias espalhadas pelo estado.

Créditos foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom Governo de SC

O setor de franquias em Santa Catarina apresentou um crescimento expressivo no primeiro semestre de 2024, com faturamento de cerca de R$ 6,3 milhões, 22% superior ao mesmo período de 2023, segundo estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgado recentemente. Esse desempenho impulsionou o estado da 19ª posição, em 2023, para a 4ª posição no ranking nacional de crescimento de faturamento de franquias neste ano e destaca Santa Catarina como um dos novos polos do setor.

Para Reginaldo Boeira, presidente do KNN Group e proprietário da KNN Idiomas, uma das maiores redes de franquias de idiomas do Brasil, o estado se desenvolveu de forma distinta quando comparado com outras regiões do país, tanto que é o que possui menor desigualdade econômica do país. “Decidi criar minhas empresas em Santa Catarina porque eu enxerguei o imenso potencial econômico do estado. Desde o início, ficou evidente que investir aqui seria estratégico, tanto pelo ambiente de negócios quanto pela força empreendedora local”, destaca Boeira. 

“Para se ter uma ideia, a maior cidade de Santa Catarina é Joinville, com mais de 650 mil habitantes e a capital Florianópolis tem em torno de 570 mil, porém, ocupa o segundo lugar em crescimento no faturamento de franquias no Brasil. Percebe-se que a ocupação territorial catarinense e distribuição de renda é mais equilibrada, inclusive nas regiões periféricas das maiores cidades, e isso também fortalece a expansão de negócios e reflete no surgimento de franquias e outros empreendimentos em diferentes localidades. No caso da KNN, por exemplo, um modelo de franquias que vem se expandindo, especialmente no Sul, é a opção BOX, para atender cidades ou bairros independentes com até 20 mil habitantes, um modelo sustentável, acessível e sem a necessidade de investir em uma estrutura robusta. A força da economia local que reflete no estímulo ao empreendedorismo em diversas localidades atraem esses negócios”, explica.

O crescimento expressivo das franquias em Santa Catarina reflete, também, a robustez da economia do estado, que cresceu 4,2% no primeiro semestre de 2024, o dobro em relação ao crescimento nacional, que registrou 2,1%, de acordo com o índice de atividade econômica medido pelo Banco Central, resultado de políticas de incentivo que impulsionam o empreendedorismo e a inovação. Inclusive, somente neste ano, Santa Catarina ultrapassou a marca de 215 mil empresas abertas, até outubro de 2024, contra 196 mil abertas no mesmo período de 2023, conforme dados divulgados pelo Governo do Estado de Santa Catarina. 

“Esses números também demonstram que Santa Catarina, à medida que a economia cresce,  impulsiona iniciativas que fortalecem o empreendedorismo e, consequentemente, o franchising como um setor estratégico para o crescimento econômico catarinense. O estado combina ainda infraestrutura, capital humano e uma cultura de inovação, o que cria um ambiente propício para empreendedores”, finaliza Reginaldo Boeira.

Sobre Reginaldo Boeira

Reginaldo Boeira é reconhecido pela sua diferenciada visão empreendedora e sucesso baseado no sistema de gestão humanizada. Natural de Monte Belo (MG), começou a empreender desde jovem. Fundou em 2012 a KNN, que entrou para o mercado de franquias em 2014 e conta com centenas de escolas abertas em todo o Brasil e outras a serem inauguradas ao longo deste ano. Também possui a Phenom Idiomas, inaugurada em 2021 e que já conta com mais de 50 unidades pelo país. Atua ainda no ramo da construção civil (Boeira Construtora) e é presidente da KNN Group, holding de administração das suas 20 empresas. É autor do livro “Quando o sucesso é a única opção”, que traz um método inovador de ensino focado no empreendedorismo.