spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

Dança de SC: “Karma” é atração amanhã na Udesc

VariedadesDança de SC: “Karma” é atração amanhã na Udesc
spot_img
spot_img

Compartilhe

Com prêmio nacional, espetáculo circula em Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre

O prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança – 2022, conduzido com abrangência nacional pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) contempla 30 projetos de circulação de espetáculos de dança. Dos seis projetos concedidos à região Sul, quatro são de Santa Catarina, um deles “Karma”, concebido e interpretado por Rodolfo Lorandi e Maria Claudia Reginato. Trata-se de uma performance criada em 2015, baseada em danças de parceria, de salão e contemporâneas, dirigida pelo casal – na vida e na arte. Graças ao prêmio, “Karma” volta a ser apresentado em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A primeira agenda de um conjunto de dez ocorre amanhã, dia 31, às 18h, no Espaço 1 da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com ingressos gratuitos.

O projeto, realizado em Santa Catarina entre maio e julho, prevê interação e diálogo após a cena, com acesso livre para diferentes públicos e tradução simultânea em libras em algumas sessões. Depois de circular por 11 cidades em seis estados brasileiros (SC, PA, AM, PE, RO e AC), integrar uma mostra on-line e obter um prêmio de difusão virtual, o espetáculo totaliza 32 encenações e centenas de pessoas pelo país. “Karma” – Circulação Sul (2023) encerra a caminhada, o ciclo da obra, com um roteiro que alcança Florianópolis, onde vive o casal de artistas, Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). O trabalho está vinculado à pesquisa de doutorado de Rodolfo Lorandi no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Udesc.

Sobre o conceito do trabalho e a retomada da circulação, Lorandi diz: “Com espaço para o acontecimento, interessados em tudo mais que atravessa um instante coreográfico de outrora, não importa se o passo deu certo, mas a proposição de descobrir o que em nós desejou aquele movimento, tatuado em nossos corpos. Porque “repetimos” e o que dura nesses corpos? Que bolhas atemporais são essas que nos guiam em cena? A criação, sensível ao público e às questões íntimas-coletivas, atravessou-se pelo trabalho do astrobiólogo Carl Sagan, filosofias budistas e indígenas, teorias sobre multiversos ou a individuação em cena, desconfortos sobre identidade e gênero, textos dos escritores Jorge Luiz Borges e Erin Manning, nossos movimentos e coreografias (ou o que a gente lembra disso), a trajetória com a Grão Cia. de Dança e muitos, muitos afetos e sentires de mundo”.

            Já a bailarina Maria Claudia Reginato situa “Karma” como uma experiência. “A experiência cria memória, a memória cria imaginação e desejo e o desejo cria um novo carma”, define ela, lembrando que Karma é a palavra usada para significar a dança nesta obra, “uma dança de recomeços nunca iguais, uma apresentação sobre um nós e um diálogo sobre vocês”.

O prêmio

Com o Prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança – 2022, a Funarte incentiva a circulação de espetáculos e atividades correlatas na área da dança, que já tenham estreado previamente, contribuindo para o fortalecimento deste segmento artístico e possibilitando a ampliação da oferta e da fruição dos bens e serviços culturais e criativos. Nesta ação a Funarte investe o valor de R$ 1,350 milhões, com 30 prêmios de R$ 45 mil, sendo seis para cada região do país. Com abrangência nacional, a instituição contempla 30 projetos de circulação de espetáculos no segmento artístico da dança.

Sobre Rodolfo Lorandi

Com 20 anos de trajetória nas áreas da cultura, educação e lazer, pai de Tainá, parceiro da artista e produtora Mª Claudia Reginato. Pesquisador-doutorando em artes cênicas (Udesc), mestre em teatro (Udesc), especialista em gestão cultural (Senac), graduado em artes visuais (Claretiano) e em Educação Física (Udesc). Gestor de microempresa voltada à produção em arte, cultura e educação, bolsista CAPES na linha pedagogia das artes cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Udesc (2020), professor conteudista pela Vitru Edtech, soluções educacionais e autor do livro “Contemporaneidades em Danças de Salão: Abordagens que Dançam Nossos Tempos” (2022). Foi jurado técnico-artístico, pela Fesporte, do Festival Dança Catarina 2022 em 22 cidades; técnico de atividades e responsável pela gestão de equipes, equipamentos e atividades de lazer, cultura e educação pelo Hotel Sesc Cacupé (2021/22); professor universitário nas disciplinas dança e educação inclusiva e teoria e prática da dança de salão’, pela Faculdade Regional de Blumenau (Furb, 2019/21); produtor, professor e bailarino pela Grão Cia. de Dança (2012/21) e circulou em oito estados brasileiros com obras e projetos artísticos contemplados em diferentes editais (2015/23). Foi conselheiro setorial pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis (2016/18); instrutor de dança pelo Sesc Prainha e coordenador de cursos e projetos culturais e educacionais (2010/13); professor, bailarino e coordenou diferentes atividades pela Cenarium Escola de Dança (2005/18) e professor estagiário com atividades de saúde e assistência com idosos pela Prefeitura Municipal de Florianópolis (2007/08).

Sobre Maria Claudia Reginato

Mãe de Tainá, artista, mulher, CEO da empresa Nó Petit, empresária, produtora cultural, professora e bailarina, parceira do artista Rodolfo M. Lorandi com quem atua e dirige projetos culturais. Foi produtora e bailarina pela Grão Cia. de Dança (2012/21) e atuou como diretora e/ou produtora e bailarina nos projetos Miscelânea em Dança – Neurodiversidades em Mmovimento (2010/Elisabete Anderle 2020), Semana Dança na Escola SC 2020 (Elisabete Anderle 2019). Residência em Multiarte e Economia Solidária (Elisabete Anderle 2017), Investigação, difusão e manutenção da Grão (Elisabete Anderle 2017). Circulações dos espetáculos:   “Kama” (Klauss Vianna 2015 e Elisabete Anderle 2017/20) e “Moebius” (Klauss Vianna 2015 e Elisabete Anderle 2015/20). Foi professora e auxiliar administrativa na Cenarium Escola de Dança (2013/19). Dançou no grupo experimental Kirinus (2012/14); foi jurada do prêmio municipal Melhores do Carnaval de Florianópolis (2012).

EQUIPE TÉCNICA

Direção, produção e bailarinos | Rodolfo Lorandi e Maria Claudia Reginato

Interlocução | Diana Gilardenghi e bailarinos

Produção | Gabriel Ferreira, Leonardo Taques, Caio Vedovatto e Tatiana Asinelli

Direção de luz | Iscarlat Lemes, Leonardo Taques, Vigo Cigolini e Anne Plein

Direção audiovisual | Jerusa Mary

Montagem, figurino, arte gráfica e redes | Rodolfo Lorandi e Maria Claudia Reginato

Mediações | Tatiana Asinelli, Zilá Muniz, Carol Souza, Lidiani Emmerich, Bruna Tomaz, Leonardo Taques, Chico Cordeiro, Caroline Wüppel, Diana Gilardenghi e Katiusca Dickow

Intérpretes libras | Lisiê Mastey e Hanna Beer Furtado

Assessoria de imprensa | Néri Pedroso

SERVIÇO

O quê: Espetáculo “Karma”

Quando: 31.5.2023, 18h

Onde: Espaço 1, Centro de Artes, Udesc, av. Madre Benvenuta, 2007, bairro Itacorubi, Florianópolis (SC)

Quanto: Gratuito e indicação livre. Ingressos: uma hora antes no local

AGENDA

MAIO

31.5.23 (qua.) – 18h – Espaço 1, Udesc, av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC

Tradução libras | Hanna Beer Furtado

Mediação | Zilá Muniz

JUNHO

22.6.23 (qui.) – 16h – Laboratório Cênico Esefid/UFRGS, rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre/RS

Mediação | Caroline Wüppel

23.6.23 (sex.) – 10h – Laboratório Cênico Esefid/UFRGS, rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre/RS

Mediação | Chico Cordeiro

24.6.23 (sáb.) – 20h – Espaço n – Estúdio de Dança, rua da República, 433/101, Cidade Baixa, Porto Alegre/RS

Mediação | Carol de Souza

JULHO

8.7.23 (sáb.) – 19h – Sala Cênica Cenarium, rua Eduardo Gonçalves d’Ávila, 150, Itacorubi, Florianópolis/SC

Mediação | Lidiani Emmerich

14.7.23 (sex.) – 20h – Teatro Sesc Prainha, trav. Siríaco Atherino, 100, Centro, Florianópolis/SC

Tradução libras | Lisiê Mastey

Mediação | Diana Gilardenghi

15.7.23 (sáb.) – 19h – Teatro Sesc Prainha, trav. Siríaco Atherino, 100, Centro, Florianópolis/SC

Tradução libras | Lisiê Mastey

Mediação | Katiusca Dickow

19.7.23 (qua.) – 20h – Casa Hoffmann, rua Dr. Claudino dos Santos, 58, São Francisco, Curitiba/PR

Tradução libras | Lisiê Mastey

Mediação | Leonardo Taques

20.7.23 (qui.) – 20h – Escola Danza Mais, rua 15 de Novembro, 1425, Centro, Curitiba/PR

Tradução libras | Lisiê Mastey

Mediação | Bruna Tomaz

21.7.23 (sex.) – 20h – Escola Danza Mais, rua 15 de Novembro, 1425, Centro, Curitiba/PR

Tradução libras | Lisiê Mastey

Mediação | Tatiana Asinelli

AO VIVO | youtube.com/@maisquedancar

INFORMAÇÕES | instagram.com/maisquedancar/

REALIZAÇÃO

Prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança – 2022, Fundação Nacional das Artes – Funarte e Ministério da Cultura – MinC – Governo Federal/Brasil

APOIO:

Rede Mais que Dançar, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – Centro de Artes, Grão Cia. de Dança, Serviço Social do Comércio (Sesc/Prainha), Cenarium Escola de Dança, Jerusa Mary Fotografia, Espaço N – Estúdio de Dança, Abaila – Feio para Mover, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança

SAIBA MAIS

Ao vivo: youtube.com/@Maisquedancar

Informações: instagram.com/maisquedancar