Estão abertas as inscrições para a terceira temporada do CurtaDoc, programa que fomenta a cultura do documentário na televisão. A inscrição é feita pelo site www.curtadoc.tv até o dia 15 de julho.
O lançamento oficial da próxima edição e do novo site do CurtaDoc será no FAM, Festival Audiovisual Mercosul, que acontece de 14 a 21 de junho na UFSC. Este é o terceiro ano que o CurtaDoc participa do festival e agora com um estímulo a mais para os realizadores: O Prêmio Aquisição CurtaDoc será entregue aos melhores documentários das mostras Catarinense e Curtas Mercosul. Além de ter o filme licenciado para o programa no SescTV, cada diretor receberá um prêmio de R$ 1 mil.
Para a terceira temporada no SescTV, a equipe do CurtaDoc selecionará mais de 170 curtas-metragens para os 52 episódios. A novidade desta edição é a participação de filmes latino-americanos. Os realizadores podem inscrever documentários de até 30 minutos, sem restrição de época, temas ou formatos de captação, no site do CurtaDoc www.curtadoc.tv.
A série semanal já exibiu 300 filmes em 89 episódios, revelando uma seleção representativa do documentário brasileiro. Cada episódio temático apresenta um convidado para debater o assunto e comentar os filmes. A equipe do CurtaDoc, que tem participado de festivais no Brasil e entrevistado realizadores e pesquisadores, para esta próxima edição estará em festivais de outros países da América Latina.
Uma rede de documentários
Com o site de cara nova, o CurtaDoc é também o primeiro catálogo latino-americano na internet dedicado exclusivamente a documentários. Atualmente, mais de 900 filmes podem ser assistidos na íntegra. O acervo tem como objetivo incentivar a discussão sobre o documentário e o espaço de exibição, potencializando o acesso aos filmes.
“O CurtaDoc é fonte de pesquisa e uma ferramenta para a educação. A ampliação do acervo latino-americano propiciará o mapeamento da produção documental e a criação de uma rede de realizadores do continente, estimulando a integração entre os países, isto é o que buscamos”, diz Kátia Klock, diretora do CurtaDoc, produzido pela Contraponto, de Florianópolis.