Objetivo é melhorar atendimento à população
Secretaria da Saúde da capital e a Escola de Formação Profissional da Secretaria de Estado da Saúde entregam nesta terça-feira(24) o diploma de conclusão de curso a 485 Agentes Comunitários de Saúde de Florianópolis. O curso teve um total de 400 horas aula, divididas em teoria e prática. O objetivo foi capacitar estes trabalhadores melhorando o atendimento á população.
O Agente Comunitário de Saúde é considerado peça chave na chamada Estratégia de Saúde da Família. É ele que no dia a dia percorre as comunidades, levando informações para a melhoria da qualidade de vida e trazendo à administração municipal um retrato das condições e das necessidades destas populações.
Com uma carga horária total de 400 horas, o Curso foi dividido em duas etapas: uma parte de concentração (teórica) de 120hs, onde o ACS tiveram a oportunidade de aprender, trocar, trazer experiências do seu território/contexto e discutir temas contemplados do Pacto pela Saúde: temas que estão diretamente linkados ao cotidiano de trabalho do ACS.
Nos momentos de DISPERSÃO, onde a carga horária foi de 280hs, os alunos voltavam ao seu ambiente de trabalho e realizam uma série de atividades também programadas, sob a supervisão do mediador. Esses momentos compreendem o período de aprimoramento e desenvolvimento de habilidades, os quais serão desenvolvidos nas unidades do PSF.