Com expectativa de treinar 3 mil trabalhadores da construção civil em 2014, o programa Mestre ArcelorMittal está com dois caminhões-escolas percorrendo o País a fim de capacitar gratuitamente pedreiros e mestres de obra. Nesta terça-feira, 22, um dos caminhões estave em Biguaçu, na Grande Florianópolis, e nesta quarta-feira, 23, o veículo estaciona na Palhoça.
Empregados de algumas das muitas obras que usam aços longos ArcelorMittal serão capacitados com foco no aperfeiçoamento do conhecimento, da produtividade e da segurança na construção civil. Nas três cidades, 210 profissionais no total receberão os treinamentos.
O caminhão-escola do programa está em Santa Catarina desde o dia 14 e já proporcionou a capacitação gratuita de profissionais de Ibirama e Itajaí. No Estado, ao fim do roteiro com a cidade de Blumenau, 350 trabalhadores da construção civil terão passado pela capacitação do programa Mestre ArcelorMittal.
O caminhão-escola tem capacidade para 35 alunos por turma e nele são ministradas duas aulas por dia, com duração de quatro horas. Para aprimorar as técnicas e o trabalho dos profissionais do canteiro de obras, os temas abordados no curso incluem leitura básica de projetos, fundações, lajes, armações, concretos, montagem e alvenaria. Também é discutida a importância do gerenciamento de materiais, da segurança do trabalho, das normas de execução e meio ambiente.
O programa Mestre ArcelorMittal, que circula pelo Brasil desde 2007, já treinou 6 mil pessoas.