O curso de Administração Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) , oferecido pelo Polo UAB Florianópolis, foi reconhecido com nota máxima pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ligado ao Ministério da Educação. As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal.
A UAB (Universidade Aberta do Brasil) na Capital é mantida pela Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Educação.
Os representantes do governo federal, professores Valdemar Dias dos Santos e Ronei Galeando, visitaram o Polo, juntamente com o coordenador do curso Gerson Rizzati Jr. A inspeção foi para verificar in loco a infraestrutura, materiais e equipamentos disponíveis para os alunos. As condições constadas contribuíram para que o curso ganhasse a melhor nota.
Com ambientes adaptados que garantem a acessibilidade, os 180 alunos, divididos em duas turmas, podem acompanhar os cursos utilizando laboratórios de informática, biblioteca, salas de aula, salas de estudos, salas de tutoria, auditório, ambiente de convivência e equipamentos tecnológicos.
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema instituído pelo Decreto Federal n° 5.800, de 8 de junho de 2006, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES do Ministério da Educação.
A UAB propicia a articulação dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as instituições públicas de ensino superior, para a implantação e a execução de cursos de graduação e pós-graduação, na modalidade a distância.
A CAPES articula qual instituição de ensino deve ser responsável por ministrar determinado curso no polo de apoio presencial, mantido pelo município. Os cursos são gratuitos e financiados pelo governo federal e planejados pelas universidades. Um Polo, como o de Florianópolis, pode receber cursos de várias instituições públicas de ensino superior, inclusive de outros municípios e estados.
O acesso aos cursos ofertados para a demanda social no Sistema UAB é aberto a qualquer candidato que atenda aos pré-requisitos do curso e tenha sido aprovado em processo seletivo organizado pela instituição de ensino ofertante.