As mais de 400 crianças que frequentam os seis Centros de Convivência da Prefeitura de Florianópolis vão participar do projeto.
“Eu aprendi a olhar para os dois lados antes de atravessar a rua”. Essa era a frase mais comentada pelas crianças que participaram da primeira ação do projeto “Transitolândia”, de educação no trânsito, realizada na manhã desta sexta-feira, 2, na sede do SEST/SENAT. Cerca de 25 crianças dos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Jardim Atlântico e do Monte Cristo participaram do encontro.
Quando as luzes do auditório se apagaram, a inquietação motivada pela curiosidade da criançada que estava presente era nítida. Mas instantes depois, quando as cortinas se abriram e o teatrinho com fantoches começou, os olhinhos não saíram mais do palco, onde o personagem Joãozinho, sua amiga Aninha e a agente da Guarda, Clara, encenavam preciosas lições e cuidados que eles devem adotar para que sejam pedestres conscientes.
Com o tema “Criança esperta, fica alerta” e uma trilha sonora alegre, os pequenos curtiram do início ao fim, a programação do projeto, que também contou com uma breve palestra com orientações dos agentes da Guarda Municipal, seguida de uma simulação de como deve ser uma convivência segura no trânsito. Nessa última parte, as crianças foram divididas em 3 grupos para representar 3 papéis: a dos motoristas, o dos pedestres e a dos agentes da GMF. O objetivo era fixar a ideia de que cada um de nós desempenha um papel importante, com responsabilidades, direitos e deveres.
Bianca Bonatto Ribeiro, de 8 anos estava atenta e participou de tudo. “Aprendi que não pode passar em qualquer lugar, só na faixa e que não pode passar quando o sinal está verde, só quando a sinaleira está vermelha. Eu achei legal e gostei,” comentou a estudante, integrante do Centro de Convivência do Monte Cristo.
As mais de 400 crianças que frequentam os seis Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Prefeitura de Florianópolis vão participar do projeto. “A ideia surgiu devido ao fato de que as crianças do Centro de Convivência do Jardim Atlântico precisam atravessar a rua para acessar o local. Então, em seguida, articulamos é estendemos o projeto para todos os demais Centros,” afirma a Assistente Social e responsável pelo apoio técnico aos Centros de Convivência da Secretaria de AssistênciaSocial, Maria Gabriela da Rocha.
Cronograma do projeto “Transitolândia”
Local: Sede do SEST/SENAT, Avenida Marinheiro Max Schramm, nº 3635, Jardim Atlântico.
Agosto
05/08, às 14h – CCFV Monte Cristo
09/08, às 14h – CCFV Jardim Atlântico
Setembro
16/09, às 9h – CCFV Itacorubi
20/09, às 14h – CCFV Itacorubi
Outubro
14/10, às 9h – CCFV Costeira
18/10, às 14h – CCFV Costeira
25/10, às 14h – CCFV Costeira
28/10, às 14h – CCFV Tapera
Novembro
04/11, às 9h – CCFV Tapera
08/11, às 9h – CCFV Agronômica
11/11, às 14h – CCFV Agronômica
Serviço
O quê: Crianças dos Centros de Convivência vão receber o projeto de educação no trânsito, o “Transitolândia;
Onde: Sede do SEST/SENAT, Avenida Marinheiro Max Schramm, nº 3635, Jardim Atlântico;
Quando: De agosto até novembro.