Volume de veículos que utilizam o sistema no shopping cresceu mais de 50% nos últimos 12 meses.
O Beiramar Shopping completa em 2023 seus 30 anos de operação no mercado e reforça seu protagonismo no segmento e nas ações de ESG. Figurando como maior ponto de recarga no sul do país, o empreendimento anuncia ampliação de sua área de recarga e conta com projeto audacioso até 2025. O shopping anunciou a inauguração de um novo ponto, sendo o primeiro a contar com o carregador do modelo Intelbras, Modelo EVE 0300F – Fleet, que figura como o mais rápido em operação. A iniciativa é resultado de parceria com Intelbras e WeCharge. Essa estação pode carregar a bateria de um veículo elétrico de três a cinco vezes mais rápido do que um carregador em corrente alternada convencional, onde o tempo de recarga num ciclo completo da bateria pode passar de seis horas. Na recarga de um veículo elétrico “popular”, por exemplo, o equipamento leva cerca de uma hora para o carregamento total, enquanto nos demais carregadores o tempo é de quatro horas, ou seja, quatro vezes mais rápido. Já na linha dos SUVs, por exemplo, o tempo médio é de 2h30, enquanto nos carregadores normais a carga total levaria seis horas. Importante destacar também que o Beiramar Shopping ainda conta com energia renovável em todo seu espaço comercial.
A estação de recarga para veículos elétricos Fleet é uma solução Intelbras que alcança até 30 kW de potência. Além disso, conta com um conector do tipo CCS2, entregando ao veículo corrente contínua por meio de um cabo de 5 metros de comprimento, desenvolvido para facilitar o manuseio durante a conexão. Por meio de um aplicativo intuitivo e fácil de usar via smartphone, é possível iniciar e concluir a recarga, acompanhar o status, dentre outras funcionalidades.
“As estações de carregamento rápido proporcionam mais comodidade aos proprietários de veículos elétricos, pois eles podem aproveitar os momentos de lazer com o conforto de uma recarga otimizada durante um passeio. Para cada cenário específico, há uma estação adequada. Por exemplo: em uma recarga residencial, durante a noite ou no local de trabalho durante todo o expediente, teoricamente não há necessidade de toda esta potência, podendo ser aplicadas outras soluções do nosso portfólio de corrente alternada, de menor capacidade e custo. Por outro lado, como no caso do Beiramar Shopping e em outros estabelecimentos comerciais, a oportunidade de um carregamento rápido acaba fazendo todo sentido. Em resumo, o que estamos buscando é o desenvolvimento da infraestrutura de recarga no Brasil para fomento da mobilidade elétrica”, afirma Matheus Rodrigues, gerente deste segmento de produtos na Intelbras.
O volume de veículos elétricos atendidos nos pontos de recarga do Beiramar Shopping vem crescendo ano a ano. “Nos últimos 12 meses o número de veículos elétricos que utilizaram do serviço no Beiramar Shopping teve um incremento de 51,53 %, fator que corrobora o investimento na ampliação de nosso hub de recarga”, destaca o gerente operacional do Beiramar Shopping, Fritz Göhring.
E mais, a energia elétrica utilizada para atender essa demanda é proveniente de uma PCH, ou seja, uma pequena central hidrelétrica, que é uma usina hidrelétrica de pequeno porte. “Este tipo de usina não exige grandes áreas de reservatório contribuindo para a preservação o meio ambiente e estando alinhada aos preceitos de ESG do Beiramar Shopping”, completa Fritz.
Desde 2019, o shopping do Coração da Cidade vem investindo nessa modalidade de abastecimento de carros elétricos. Com a expansão realizada em agora em 2023 o shopping passa a ter 17 vagas eletrificadas no estacionamento. Segundo o empresário Antonio Carlos Scherer, um dos fundadores e membro do conselho do Beiramar Shopping, o objetivo é possuir ao menos 10 vagas por andar até 2025. “Sabemos a importância desses novos modelos de carro, assim como qualquer tipo de fonte de energia renovável, então estamos sempre atentos para trazer essas novidades tecnológicas que favorecem tanto o meio ambiente quanto o dia a dia dos frequentadores do shopping”, explica Antonio.
Importante destacar que segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), no primeiro trimestre deste ano o mercado brasileiro de veículos elétricos leves cresceu 55,5% em relação ao mesmo mês de 2022. O crescimento é uma constante. De acordo com os dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), houve um aumento de aproximadamente 503% na frota de veículos elétricos (VEs) nos últimos quatro anos. Entre 2019 e 2023, a frota passou de 24,6 mil para 124,4 mil VEs.
O número de eletropostos também tem acompanhado o movimento. Segundo a ABVE, o aumento foi de aproximadamente 2.950 entre postos públicos e semipúblicos no país somente em 2023. A Agência Nacional de Energia Elétrica estima que hoje, no Brasil, exista a proporção de 1 carregador para 16 automóveis.
Segundo estudo da consultora AlixPartners, a participação dos veículos elétricos nas vendas do segmento pode chegar a 33% em todo o mundo até 2028 e a 54% até 2035. Com o fortalecimento da agenda ESG e o desafio da descarbonização cada vez mais em alta no país, a expectativa é de que novos negócios sejam impulsionados no setor.
A gestão de todos os carregadores disponíveis no Beiramar é realizada pela WeCharge, do Grupo Dimas. Por meio de um aplicativo para celular, a empresa traz informações sobre pontos disponíveis, oferece suporte aos clientes e pode realizar cobranças de forma rápida e prática. “Nosso trabalho é garantir sempre o bom funcionamento dos equipamentos e estar disponível para tirar dúvidas ou auxiliar os usuários no que for necessário”, explica o coordenador da WeCharge, Matheus Dressler, ao reforçar a importância de as vagas estarem sob periódica manutenção, assim como os clientes bem atendidos.
Legenda da foto 0078: da esquerda para a direita: Matheus Maia (gerente da WeCharge), CArlos Pamplona Jr. (gerente de marketing do Beiramar Shopping), Leila Martins (superintendente do Beiramar Shopping), Matheus Luiz Rodrigues (gerente do segmento de carregadores para carros elétricos da Intenbras) e Fritz Gohring (gerente operacional do Beiramar Shopping)
Crédito fotos: divulgação/Renato Goma