Treze unidades de educação infantil, ligadas à Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, já participam da campanha que visa incentivar o aleitamento materno nas creches, permitindo que a mãe amamente seu filho na própria unidade durante o horário em que estiver disponível. As mães que não podem se deslocar até a unidade podem enviar seu leite em um recipiente adequado para que seja oferecido à criança.
Neste ano, mais três unidades aderiram ao programa: Ingleses, Lausimar Maria Laus e Poeta João da Cruz e Sousa.
O leite materno é primordial para saúde da criança e auxilia entre outras coisas na prevenção de doenças, transmitindo anticorpos para o organismo do bebê, prevenindo infecções, alergias e doenças como diabetes, colesterol alto e obesidade.
Além disso, contribui para o desenvolvimento da fala, da respiração e da formação dentária dos pequenos. Outro principal benefício é a aproximação afetiva entre a mãe e o bebê, fortalecendo ainda mais o vínculo.
Florianópolis, conforme resultados da última pesquisa nacional sobre aleitamento materno, feita em 2008, é a segunda no país com maior índice em aleitamento materno exclusivo, com mais de 50% de crianças mamando apenas no peito até os seis meses de vida.