spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

Corredor recordista na Volta à Ilha alia esporte e cuidado com meio ambiente

EsportesCorredor recordista na Volta à Ilha alia esporte e cuidado com meio...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Ailton Valentim participou de todas as edições da tradicional prova, em Florianópolis, e é zelador ambiental do AMA

Amor pela corrida, por Florianópolis e pelo meio ambiente. Essas três paixões movem Ailton José Valentim Junior, 52 anos, esportista amador que irá disputar neste sábado a 26ª Volta à Ilha. Ele é recordista na prova por ter participado de todas as edições desde que ela foi criada, em 1996.

Apaixonado pelo esporte e pela natureza, Ailton irá correr com o patrocínio do Agentes do Meio Ambiente (AMA), startup com projeto em Florianópolis do qual faz parte como zelador ambiental. “Quando eu comecei a correr, havia poucas provas que aliavam o esporte com a natureza. Hoje há mais opções. Mas vejo uma conexão muito grande entre os dois assuntos”, conta.

Ailton trabalha também no serviço de Transporte Público de Florianópolis. Como zelador ambiental, cuida da região do Alto da Caieira, no Sul da Ilha, fazendo capina, recolhendo lixo descartado de forma indevida e outros trabalhos de educação ambiental. “O serviço requer algum preparo físico, então, em geral, treino antes de fazer o trabalho de zeladoria”, conta.

A paixão pela corrida começou em 1990, quando ele cumpriu o serviço militar obrigatório no 63º Batalhão de Infantaria do Estreito. De lá para cá, o esporte sempre acompanhou Ailton, que também é recordista em número de doações de sangue ao HEMOSC, em Santa Catarina.

As tarefas dos zeladores são definidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, inseridas e geridas no aplicativo pela empresa contratada. A plataforma fornece controle georreferenciado de ordens de serviço, registros fotográficos, monitoramento, rastreabilidade e relatórios customizados.

O AMA nasceu no Paraná e esteve em operação em Maringá, Paranaguá e Cianorte, mas Florianópolis foi a primeira Capital do país a adotar o programa. O AMA Floripa tem atualmente mais de 5 mil usuários na rede social e cerca de 600 zeladores ativos na Capital catarinense. Em todo o Brasil, há mais de 10 mil usuários. Desde julho do ano passado, quando foi implementado, foram executados cerca de 60 mil serviços como varrição de ruas, capina, limpezas de bocas de lobo e atividades de Educação Ambiental, com conscientização dos moradores.

A solução AMA integra dois aplicativos: um de zeladoria pública e outro que conecta usuários comprometidos com o cuidado com o meio ambiente e mudança de hábitos que visam comportamentos mais sustentáveis em casa, na comunidade e na cidade.

Sobre o AMA
O AMA (Agentes do Meio Ambiente) é uma ferramenta que conecta pessoas interessadas em cuidar do meio ambiente e promove atividades relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Por meio de dois aplicativos, promove a interação social com pagamento de prêmios e cashbacks para usuários dispostos a realizar tarefas de cuidado com o meio ambiente. Além disso, é um novo modelo de limpeza urbana, baseado na participação dos próprios moradores dos bairros, com geração de renda e ações de educação ambiental.
O AMA foi a única empresa brasileira premiada no South by Southwest (SXSW) 2023, maior evento de inovação do mundo, realizado em Austin, nos Estados Unidos. A empresa venceu na categoria especial Melhor Empresa Bootstrap, que premia startups que ainda não receberam rodadas de investimento. O AMA também foi finalista na seção de Cidades Inteligentes, Transporte e Tecnologias de Sustentabilidade, dentro do SXSW Pitch.

Premiada no Climate Smart Cities Challenge, um desafio internacional promovido pela ONU-Habitat e a Agência de Inovação da Suécia (Viable Cities), a plataforma já está em funcionamento em Florianópolis, em Santa Catarina, e Paranaguá, no Paraná, e tem projeto de expansão para outras capitais do país.