fique por dentro de floripa

- Economia e Negócios - Cooperativa de Florianópolis adota modelo inédito de atendimento 100% home office

16.10.2020

Cooperativa de Florianópolis adota modelo inédito de atendimento 100% home office

16.10.2020
Cooperativa de Florianópolis adota modelo inédito de atendimento 100% home office
Foto: Divulgação

Unicred Coomarca é atualmente a única singular do sistema Unicred a atuar com 100% de home office

 

A pandemia estabeleceu uma nova rotina de trabalho para as empresas. Mais do que isso, mexeu com a relação das pessoas. E o home office, antes uma exceção, se transformou na nova jornada de trabalho. Mas como as empresas encararam – e se prepararam – para o desafio de entregar ao consumidor a mesma qualidade de serviço, só que com outro modelo de atendimento?

Quem investiu em um atendimento home office antes da pandemia saiu na frente. Com a Unicred Coomarca, sediada em Florianópolis, foi assim. Ela criou um modelo de gestão de toda a sua equipe que hoje atua 100% home office. E a singular hoje é a única de todo o sistema Unicred a adotar este modelo que vem trazendo resultados positivos para a equipe e para o cooperado.

Com uma atuação em todo o Estado, com uma agência e um posto de atendimento localizados em Florianópolis, a instituição cooperativa tinha o desafio quase constante de lidar com as distâncias e driblar as necessidades de atendimentos presenciais. Diante do dilema, passou a implementar bem antes da pandemia as condições para atender aos cooperados à distância, sempre mantendo a consultoria financeira personalizada, estudada caso a caso.

Ao implantar novas ferramentas de gestão, tanto para a área comercial quanto para a área administrativa, a singular também avançou em condições para gerir as atividades de forma remota, acompanhar e orientar as atividades. Ao mesmo tempo, deu mais autonomia aos colaboradores na gestão dos processos.

Quando chegou a pandemia, a Unicred Coomarca já tinha o seu ambiente digitalizado para atendimento e gerenciamento remoto.

 

 

 

Feedback e apoio ao cooperado

Outro trabalho estratégico e que moldou o novo modelo na instituição cooperativa foi o contato, que nos dois primeiros meses de quarentena focou em falar com seus cooperados. Este contato foi realizado com mais de 50% dos Cooperados com conta corrente. Além disso, também foram realizadas pesquisas para ouvir as necessidades e o nível de satisfação dos cooperados. Consciente da necessidade de estruturação financeira dos cooperados diante da pandemia, a cooperativa ampliou os benefícios de gratuidade para uso dos canais digitais, criando melhores condições para o autoatendimento e também reduzindo suas taxas de crédito logo após os anúncios do Banco Central do Brasil, independentemente do comportamento do mercado. Concomitante a este último movimento, realizou diversas renovações de crédito para reduzir os juros dos seus cooperados.

Diálogo e ferramentas são fundamentais

Para uma das lideranças da Cooperativa, Carolina Vieceli, gestora da agência, dois elementos foram fundamentais neste processo. O primeiro é de ordem técnica. “Temos um CRM alimentado diariamente que fornece indicadores em tempo real, sobre a atividade da equipe e o andamento das atividades. Com isso, conhecemos o cenário e podemos decidir sobre os passos necessários em cada tarefa, com menos espaço para arbitrariedades e decisões sem embasamento”, aponta.

O segundo momento é a necessidade de diálogo constante da equipe.
“Numa situação como esta, não é possível ignorar que cada pessoa reagirá e trabalhará de maneiras muito particulares. Dialogar e buscar compreender as pessoas é uma tarefa importante para criar as condições de trabalho favoráveis nesse momento”, ressalta a gestora.

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Koerich anuncia investimentos, ampliação de seu centro de distribuição e a inauguração de novas unidades em SC

18.06.2021

Koerich anuncia investimentos, ampliação de seu centro de distribuição e a inauguração de novas unidades em SC

Multinacional de Floripa, REIVAX realiza comissionamento remoto em usina hidrelétrica nas Filipinas

17.06.2021

Multinacional de Floripa, REIVAX realiza comissionamento remoto em usina hidrelétrica nas Filipinas

Atrações do Agita Floripa são adiadas para quarta-feira, 9

07.06.2021

Atrações do Agita Floripa são adiadas para quarta-feira, 9

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.