Florianópolis deixou de sediar jogos da Copa de 2014, mas terá a oportunidade de liderar uma iniciativa de inteligência que vai promover a imagem do Brasil para o exterior durante a maior competição esportiva do planeta. Coordenado pela Fundação CERTI em parceria com a PUC do Rio de Janeiro, o projeto ‘Copa 2014 Bis’ será desenvolvido no Centro de Inovação e Incubação do Sapiens Parque, com inauguração prevista para março, e terá apoio de diversas instituições de ciência e tecnologia do país.
A FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), entidade ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, repassou R$ 3,2 milhões para a CERTI dar início ao planejamento das ações que vão integrar a agenda paralela aos jogos. O convênio foi assinado por Eduardo Costa, diretor de Inovação da FINEP, Luiz Henrique da Silveira, governador de Santa Catarina, Carlos Alberto Schneider, superintendente geral da Fundação CERTI eSaulo Vieira, presidente do Sapiens Parque.
O programa vai trabalhar com sete projetos envolvendo temas como convergência digital, energias renováveis, interatividade e internet, para exibir a criatividade e o talento brasileiro em diversas áreas. Segundo o diretor de Inovação da FINEP, Santa Catarina já está à frente do programa desde a concepção e recebeu elogios do presidente Lula depois da apresentação do projeto, em outubro do ano passado, em Brasília. O nome ‘Copa 2014 Bis’ é uma referência a um dos maiores inventos da humanidade, o avião do brasileiro Santos Dumont.
Em função do perfil multitemático do projeto, o Sapiens Parque, no norte da Ilha, foi escolhido como um dos campos de experimentação para estas iniciativas. De acordo com José Eduardo Fiates, diretor executivo do empreendimento, a Copa de 2014 será uma excelente oportunidade para difundir ao mundo, e ao próprio país, o potencial do Brasil. “Somos criativos, modernos e inovadores não apenas no futebol. O país é referência em diversas áreas e queremos valorizar isso”, afirma.
A Fundação CERTI e Sapiens Parque vão aproveitar que todos os holofotes estão na África do Sul, país-sede da Copa de 2010, para começar a divulgação do projeto mundo afora.