Iniciativa do Ministério da Saúde busca otimizar o fluxo de pacientes e reduzir a superlotação em hospitais públicos; evento desta semana apresentou o Lean aos trabalhadores do hospital
Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalar (Ebserh), recebeu no mês de dezembro a visita de consultores do Hospital Israelita Albert Einstein. A visita marca o início da implementação do projeto Lean nas Emergências, uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa aprimorar a gestão de fluxos em unidades de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS), reduzindo a superlotação e melhorando a qualidade do atendimento.
Durante a visita, foram apresentadas aos trabalhadores do HU-UFSC as principais estratégias da metodologia Lean, que busca identificar e eliminar desperdícios nos processos hospitalares, reduzir o tempo de espera dos pacientes e capacitar as equipes de saúde para promover uma cultura de melhoria contínua. Resultados de aplicações anteriores do projeto em outras unidades hospitalares indicam redução de até 36% nos índices de superlotação e uma diminuição de 40% no tempo de passagem de pacientes que não necessitam de internação.
Na apresentaçao, as consultoras do Albert Einstein ressaltaram a importância da colaboração entre as equipes e do aprendizado com experiências anteriores do projeto. “Estamos retomando esse trabalho no HU-UFSC, que já participou da iniciativa em 2019. Precisamos usar as lições aprendidas para que o projeto seja ainda mais efetivo, recompensando os esforços com melhorias perceptíveis na assistência e no fluxo de pacientes”.
O projeto é conduzido por meio da metodologia DMAIC (Definir, Mensurar, Analisar, Implementar, Controlar), permitindo um diagnóstico detalhado dos processos hospitalares e a implementação de soluções sustentáveis. A iniciativa faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), que utiliza recursos de imunidade tributária concedidos a hospitais filantrópicos de excelência para financiar projetos de melhoria no SUS.
Vanessa de Oliveira, chefe do Setor de Paciente Crítico do HU-UFSC, destacou a importância da implantação do projeto: “Esse é um passo fundamental para fortalecer a gestão da emergência do HU-UFSC e garantir um atendimento cada vez mais eficiente aos nossos pacientes”.
Rede Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.