A geógrafa e consultora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem), Michely Márcia Martins, visitou da Defesa Civil de Florianópolis, na tarde desta terça feira, 29. O Cemadem monitora 341 municípios nas regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil e a presença da profissional, especialista em monitoramento, serviu para aprendizado dos funcionários da Capital. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.
O Cemadem faz parte de um complexo estrutural a partir da formação do Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), criado em 2005, que está inserido no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação.
O órgão é abrangente, pois trata também do impasse resultante da ocupação irregular do solo, com destaque para a infraestrutura e a previsão de ocorrências de desastres naturais em áreas pré-determinadas.
A Defesa Civil de Florianópolis realiza periodicamente, de forma isolada e às vezes incluída em força-tarefa com outras secretarias do município, mapeamento físico de áreas ocupadas à margem da legislação.