spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 janeiro 2025

Construção da nova Casa de Apoio do Hospital Infantil Joana de Gusmão sairá do papel

GeralConstrução da nova Casa de Apoio do Hospital Infantil Joana de Gusmão...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Através da doação de mais de R$350 mil da campanha McDia Feliz de 2009, coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, o projeto da construção da nova Casa de Apoio do Hospital Infantil Joana de Gusmão se tornará realidade a partir deste mês. Todo o valor arrecadado pela campanha na região de Florianópolis, Itajaí, Balneário Camboriu e Blumenau foi revertido para a construção da nova Casa de Apoio.

“Estamos trabalhando muito para fortalecer o relacionamento da nova Casa com a sociedade, buscando apoio tanto na iniciativa privada como junto aos órgãos públicos”, afirma João Carlos Ribeiro, Embaixador do Instituto Ronald McDonald para o estado de Santa Catarina.

Este mês inicia-se a construção da nova área, com 1.880 m², que vai permitir dobrar a capacidade de atendimentos por dia, passando de 30 para 60 pessoas atendidas. Além de dormitórios equipados, banheiros e nova cozinha, o empreendimento contará com brinquedoteca, biblioteca, auditório, oficina de marcenaria, sala de convívio, lavanderia e refeitório. A área total do terreno é de 2.615m² e foi cedido pelo Governo do Estado de Santa Catarina em comodato para a Associação de Voluntárias do Hospital Infantil Joana de Gusmão – AVOS.

O desafio do projeto foi conceber uma “segunda casa” agradável e aconchegante para os pequenos pacientes, que vem e retornam às suas cidades durante o tratamento de saúde, que, às vezes, se estende por vários anos. A proposta foi desenvolver um projeto com qualidade arquitetônica e espacial que contribuísse para a recuperação das crianças em uma fase tão marcante de suas vidas. O projeto conta com três pavimentos principais: térreo, com áreas de uso comum (sala de estar, brinquedoteca, refeitório, auditório, administração, etc…); primeiro pavimento, com 13 apartamentos para crianças com acompanhamento das mães (ala feminina); segundo pavimento com 07 apartamentos, para crianças com acompanhamento dos pais (ala masculina);-além do subsolo com funções de apoio.

O partido arquitetônico adotado propôs um amplo espaço central em forma triangular gerando uma área multifuncional de convívio social e de conexão entre as atividades da casa. Este espaço, com pé direito duplo, se integra com o exterior por meio de amplas superfícies de vidro. Partindo das condições do terreno, o projeto procurou soluções de controle solar com quebra-sóis de madeira/estrutura metálica, venezianas e ventilação cruzada para gerar economia de consumo de energia.

“A concretização das obras da nova Casa de Apoio será um sonho realizado e através dela poderemos ajudar um número maior de pessoas”, declarou Maria Gertrudes da Luz Gomes, coordenadora da AVOS.

Atualmente, a Casa de Apoio é o único local gratuito disponível para a acomodação e alimentação de pacientes e familiares de fora da Grande Florianópolis, que não têm onde se alojar enquanto se tratam no Hospital Infantil Joana de Gusmão.

Sobre o Instituto Ronald McDonald e programas

O Instituto Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos que promove e apoia ações em prol de crianças e adolescentes com câncer. O principal objetivo do Instituto é aumentar o índice de cura do câncer infantojuvenil e suas maiores fontes de arrecadação para essa finalidade são o McDia Feliz e a Campanha dos Cofrinhos. O Instituto coordena diversos programas, como o Programa Diagnóstico Precoce, que visa capacitar profissionais de saúde do Programa Saúde da Família para que já nos primeiros sintomas suspeitos as crianças sejam encaminhadas ao especialista apropriado, além do Programa Casa Ronald McDonald, que conta hoje com três unidades: Rio de Janeiro, Grande ABC e São Paulo.

Todas as Casas oferecem hospedagem, alimentação, transporte e suporte psicossocial para pacientes em tratamento que estejam fora de suas cidades, ajudando a fazer a diferença na qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer. O Instituto Ronald McDonald também coordena o McDia Feliz, a maior e mais abrangente campanha nacional no combate ao câncer infantojuvenil. Todas as doações são destinadas a projetos apresentados por instituições beneficentes que cuidam de crianças e adolescentes com câncer. Os projetos são selecionados e aprovados pelo Conselho Científico do Instituto, formado por oncologistas que são referências na área. Em 2009, o Instituto comemorou dez anos de atuação no combate ao câncer infantojuvenil nopaís. Desde a sua criação, mais de R$ 116 milhões já foram arrecadados beneficiando mais de 100 instituições e viabilizando cerca de 120 projetos de estruturação do atendimento hospitalar e mais de 100 projetos de atendimento psicossocial.