fique por dentro de floripa

- Grande Florianópolis - Consolidação do bairro planejado Cidade Pedra Branca confirma tendência do novo morar

26.05.2021

Consolidação do bairro planejado Cidade Pedra Branca confirma tendência do novo morar

26.05.2021
Consolidação do bairro planejado Cidade Pedra Branca confirma tendência do novo morar
Foto: Divulgação

Morar, trabalhar, estudar e se divertir ao alcance de uma caminhada tem sido a tendência apontada para o “novo morar” que se estabelece a partir da situação de pandemia.

 

Conforto, comodidade, convivência com segurança, proximidade com a natureza e qualidade de vida estão entre as prioridades na escolha do lugar para se viver.

 

Essa preferência, que já vinha fortalecendo as comunidades planejadas mundo afora nos últimos anos, é confirmada na Cidade Pedra Branca, bairro criado há 20 anos em Palhoça, na Grande Florianópolis (SC), referência internacional em planejamento urbano sustentável.

 

O Pátio Civitas, mais recente empreendimento da Cidade Pedra Branca, foi entregue em junho de 2020, num formato de evento adaptado totalmente para o digital, sem perder a essência da Pedra Branca.

 

Com unidades residenciais e comerciais, distribuídas em duas torres, de 11 pavimentos cada, o principal diferencial está no pátio central, com espaços de lazer ao ar livre, horta, bicicletário, salão de festas, brinquedoteca e ambientes de uso coletivo, como lavanderia e oficina.

 

Outro importante atrativo é justamente a localização: a edificação está a poucos passos do Passeio Pedra Branca, o shopping a céu aberto do bairro, com mais de 40 opções entre gastronomia, lojas e serviços, além de academia de ginástica, farmácia, PetShop e supermercado.

 

O Passeio Pedra Branca é o coração da Cidade Pedra Branca, interligando edificações residenciais, corporativas e comerciais, ao campus universitário, escolas, praças e áreas de lazer, valorizando a caminhabilidade e a mobilidade urbana a partir de largas calçadas, qualificado mobiliário urbano e rua compartilhada.

 

O lugar atende, na prática, o conceito de “cidade 15 minutos” que vem sendo adotado pela prefeitura de Paris. Cocriado pelo pesquisador franco-colombiano Carlos Moreno, inspirado no pensamento da escritora Jane Jacobs, esse conceito propõe a criação de lugares mais sustentáveis, com a oferta de comodidades e opções de trabalho, de lazer e de convivência próximo das moradias.

 

É o “morar, trabalhar, estudar e se divertir ao alcance de uma caminhada” que a arquiteta e urbanista catarinense Silvia Lenzi resumiu ainda na fase de planejamento da Cidade Pedra Branca, no início dos anos 2000, junto aos arquitetos e urbanistas dos principais escritórios de arquitetura de Santa Catarina contratados para criarem “o bairro ideal para viver”.

 

Esse conceito referenciou o bairro planejado como exemplo a ser seguido, garantindo premiações e reconhecimento internacional ao modelo adotado, inspirado nos conceitos de “olhos nas ruas”, de Jane Jacobs, e pautado pelos princípios do Novo Urbanismo, disseminado pela DPZ; de Cidades para Pessoas, defendido por Jan Gehl; e de Acupuntura Urbana, definido por Jaime Lerner, consultores do empreendimento.

 

“A vida em comunidade é nosso maior ativo. A vida urbana é nosso maior orgulho. Apostamos no chamado placemaking, criando espaços que promovem saúde e bem-estar e conectam pessoas. Fortalecemos o senso de coletividade e estimulamos a convivência como princípios norteadores das nossas práticas, e que ganham ainda mais sentido e importância nos dias atuais”, afirma o empresário Marcelo Gomes, presidente da Cidade Pedra Branca.

 

Esse “novo morar” que vem se confirmando é, na verdade, um interesse crescente desde antes da pandemia na Cidade Pedra Branca. O fato pode ser confirmado com os números apresentados pelo Reserva da Pedra – condomínio de lotes com 275 mil metros quadrados de área, sendo 30 mil metros quadrados de área verde, com clube completo e dezenas de espaços de lazer ao ar livre.

 

Cercado pela natureza exuberante da região, tem, como grande atrativo, uma praia artificial e lagos ao longo do empreendimento, especialmente projetados para contemplação. Lançado em agosto de 2019, os mais de 390 lotes foram vendidos em apenas três horas. E cerca de 100 pessoas presentes no lançamento, registraram interesse na lista de espera para a ampliação do empreendimento, anunciada naquele mesmo "Dia D" de vendas. 

A criação de uma centralidade compacta, complexa, diversa e criativa, fez da Cidade Pedra Branca um lugar atraente também para o setor empresarial.

Prova disso é a procura cada vez maior pela locação de salas e lojas e pela ocupação dos espaços de coworking existentes no bairro. E também pelos lotes do Aeropark, empreendimento comercial que oferece lotes com hangares privativos conectados ao Aeroclube de Santa Catarina, integrado à centralidade urbana da Cidade Pedra Branca. No total, são 331 lotes empresariais e 44 lotes para hangares – 70% deles já comercializados.

 

“O tempo do empresário é muito valioso. E muitas empresas optaram por se instalar no Aeropark por esse diferencial, pois o empresário pode vir de São Paulo com o seu avião, por exemplo, pousar no aeroclube e seguir caminhando até uma empresa instalada ali”, afirma Marcelo Bonnassis, gerente comercial da Pedra Branca Empreendimentos Imobiliários.

 

A empresa lançou o Aeropark em 2016, em uma iniciativa pioneira na região Sul. A primeira etapa foi entregue em 2018 e a segunda em agosto de 2020. 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Pernambucanas chega no Continente Shopping e totaliza 12 lojas em Santa Catarina

18.06.2021

Pernambucanas chega no Continente Shopping e totaliza 12 lojas em Santa Catarina

Projeto social na Amazônia recebe doação de empresa da Grande Florianópolis

17.06.2021

Projeto social na Amazônia recebe doação de empresa da Grande Florianópolis

Nova galeria de arte do Shopping Itaguaçu receberá artistas renomados do Estado

16.06.2021

Nova galeria de arte do Shopping Itaguaçu receberá artistas renomados do Estado

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.