Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Escola de Educação Básica Celso Ramos, de Florianópolis, reuniu nesta sexta-feira (5) estudantes de três unidades escolares de Florianópolis para participarem de oficinas sobre o tema. A programação faz parte do Segundo Dia Temático, do total de quatro que serão desenvolvidos no decorrer do ano, integrando o Projeto Amigos da Escola.
O projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação que, durante o evento, expôs os kits de material didático, confeccionados com matéria prima reciclável, destinados aos alunos da educação básica das 1.323 escolas da rede pública estadual. Vale ressaltar que o período 2005 a 2015 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a Década Internacional da Água.
Os alunos da EEB Hilda Teodoro apresentaram para os colegas os projetos desenvolvidos na escola, como a separação do lixo e o boneco Zé Recicla, feito totalmente com material reciclável pelos alunos da 7ª série. Patrick e Luiz, da 5ª série, cantaram o Rap da Reciclagem.
O objetivo do evento é proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos acerca dos problemas ambientais, transmitindo conceitos e valores que visam transformar professores e estudantes em multiplicadores deste conhecimento para a comunidade escolar. Além da escola Celso Ramos, participaram crianças e jovens das escolas Hilda Teodoro, Rosa Torres de Miranda e Escola Municipal Maria Conceição Nunes, todas da rede estadual de Florianópolis.
Foram realizadas, simultaneamente, cinco oficinas: a importância do meio ambiente para a vida na terra, com especialistas da OAB/SC; origem, classificação e destinação do lixo, com biólogos e estudantes de Engenharia Sanitária do Núcleo de Educação Ambiental da UFSC; importância dos recursos naturais, com integrantes do Instituto Carijós Pró-Conservação da Natureza, organização não governamental; educação sócio-ambiental, agroecologia e nutrição vital, com representantes do Instituto Anima; e um bate papo entre os alunos o artista plástico e publicitário Luciano Martins.
Em Santa Catarina, o Projeto Amigos da Escola é desenvolvido em parceira entre a Fundação Maurício Sirotski Sobrinho, Secretaria da Educação, Instituto Voluntários em Ação, Serviço Social do Comércio de Santa Catarina, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação, Instituto Faça Parte e Unicef.