fique por dentro de floripa

- Saúde - Conheça os exames diagnósticos para COVID-19

15.07.2020

Conheça os exames diagnósticos para COVID-19

15.07.2020
Conheça os exames diagnósticos para COVID-19
Foto: Santa Luzia - Créditos Norton José

Antes de oferecer um exame diagnóstico aos pacientes, o Laboratório Santa Luzia, que integra a Dasa, realiza extenso processo de validação técnica feita por corpo clínico especializado para verificar a capacidade do teste de identificação de infectados e não infectados.

A Dasa recebe os kits dos fabricantes e realiza aplicação com amostras do dia a dia de suas mais de 40 marcas de laboratórios para verificar o desempenho de cada exame de acordo com o estágio da doença.

Os laboratórios realizam testes RT-PCR e Sorologia para COVID-19. 

Existem diferentes exames diagnósticos da COVID-19 que identificam se o paciente foi exposto ao SARS-CoV-2.

Sorologias

Exame de ensaio imunológico feito em amostra de sangue;
Para quantificação do nível de anticorpos produzidos contra o vírus;

Os anticorpos começam a ser produzidos a partir do 7º dia da doença e passam a ter níveis com detecção confiável a partir do 14º dia;

Utilidade: diagnosticar doença prévia ou saber se houve contato com o vírus;

Indicação: após o 14º dia do início dos sintomas ou da exposição;

Como todo exame de sorologia, um resultado negativo não exclui a possibilidade de doença;

Tipos:

IgM/IgG: feito em quimioluminescência, serve para discriminar quais os tipos de anticorpos estão detectáveis, sendo que o IgM é mais associado a uma exposição recente, enquanto o IgG a uma exposição que ocorreu há mais tempo;

IgA/IgG: feito na metodologia ELISA. A utilização da IgA no lugar da IgM se deve ao fato de que a IgA tem positivado mais precocemente;

Anticorpos totais : exame da nova geração de sorologias. Apresenta maior sensibilidade e especificidade. Isso é: é capaz de detectar com maior acurácia os casos positivos e negativos. Não diferencia o tipo da imunoglobulina (Ig), como os exames anteriores;

Algoritmo sorológico para COVID-19: é um exame que foi desenhado para ter a maior acurácia e também diferenciar os tipos de imunoglobulinas. É realizado em 2 etapas. Na primeira, é feito o exame de anticorpos totais. Nos casos positivos, é executado um segundo exame (IgM/IgG).

RT-PCR 

O RT-PCR é uma reação baseada na amplificação e detecção do RNA do vírus, é o padrão-ouro para o diagnóstico. Deve ser utilizada como diagnóstico na fase aguda da doença (até 12 dias do início dos sintomas) e também pode ser utilizada para o diagnóstico de assintomáticos (pessoas que tiveram contato recente com casos confirmados, estão assintomáticos mas poderiam estar contaminados e contaminando outras pessoas)

Testes rápidos

O teste rápido é um tipo de teste sorológico, mas que ele utiliza uma tecnologia que permite a execução do teste fora do ambiente laboratorial e os resultados ficam prontos em 15-30min. Essas são as vantagens dele. As desvantagens são que existem produtos de diferentes níveis de qualidade no mercado, alguns com sensibilidade muito baixa e especificidade também baixa, além disso a interpretação é visual e algumas vezes deixa dúvidas do resultado.

Orientações aos pacientes

Para realizar o exame de sorologia, para os pacientes assintomáticos, não é necessário agendamento e o teste pode ser realizado diretamente em nas unidades de atendimento gerais (com exceção das unidades dedicadas). 

Para pacientes sintomáticos, o exame é feito apenas em unidades dedicadas com agendamento prévio. No particular não exige pedido médico. Caso o atendimento seja via convênio, o pedido médico é obrigatório. 

Para realizar o exame de RT-PCR: agendamento e pedido médico obrigatórios tanto no particular como no convênio. 

Sobre o Laboratório Santa Luzia

 O Laboratório Santa Luzia, centro diagnóstico que integra a Dasa, atua na área de medicina diagnóstica e preventiva em Santa Catarina há mais de 45 anos. Referência entre os mais avançados laboratórios de patologia clínica do Brasil. Oferece mais de 2 mil exames, cerca de 20 tipos de vacinas e uma estrutura completa com mais de 30 unidades de atendimento (incluindo clínicas e hospitais) distribuídas pela Grande Florianópolis. Em 2017, a Dasa, maior empresa de medicina diagnóstica da América Latina, passou a fazer parte da sociedade do laboratório, junto com a família Zunino, que permanece à frente da empresa. Para mais informações acesse: sluzia.com.br.

 A Dasa é líder em medicina diagnóstica no Brasil, maior empresa do setor na América Latina – atua no Brasil, Argentina e Uruguai – e 5ª maior no mundo, com foco em análises clínicas, diagnóstico por imagem e medicina genômica. A companhia conta com um time de mais de 35 mil colaboradores e 2 mil médicos, renomados no Brasil e no exterior, que atuam em uma rede robusta e capilarizada de cuidados com a saúde em todo o país.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Coronavírus em SC: Sistema de mapas reúne informações da pandemia nos meios rural e urbano

06.08.2020

Coronavírus em SC: Sistema de mapas reúne informações da pandemia nos meios rural e urbano

Bradesco Saúde lança Programa de Atenção Primária à Saúde em Florianópolis

05.08.2020

Bradesco Saúde lança Programa de Atenção Primária à Saúde em Florianópolis

Todos pela Saúde doa mais de 298 mil itens de proteção individual ao sistema público de saúde de Florianópolis

04.08.2020

Todos pela Saúde doa mais de 298 mil itens de proteção individual ao sistema público de saúde de Florianópolis

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.