Começa nesta quinta-feira, 3, em Florianópolis o congresso internacional que vai reunir especialistas jurídicos do futebol e dirigentes de clubes para debater questões relevantes e polêmicas do futebol internacional. O evento ocorre no fórum da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e terá programação também na sexta-feira.
O foco do congresso serão as normas nacionais e internacionais que tenham aplicação no universo do futebol. A pauta inclui FIFA, UEFA, Conmebol, Court of Arbitration for Sport, Lei Pelé e Estatuto do Torcedor, entre outros temas.
A organização é da Associação Sul-americana de Advogados do Futebol, com apoio da Escola Superior da Advocacia e da Comissão de Direito Desportivo da OAB/SC.
Os presidentes do Avaí, Nilton Macedo Machado, e do Figueirense, Wilfredo Brillinger, participarão da abertura. Um dos temas do evento será as transferências internacionais. Sobre isso, o presidente da Associação Sul-americana de Advogados do Futebol, advogado Eduardo Carlezzo, detalhará para onde vão os atletas, montantes envolvidos, comissões e peculiaridades destas transações.
Entre os participantes, estarão ainda o Secretário Executivo da Federação de Futebol do Chile, Oscar Fuentes; o assessor jurídico e o gerente-geral da Cruzados SADP, sociedade gestora do Club Deportivo Universidad Católica; o advogado Luciano Hostins, especialista em doping; o assessor jurídico da Federação de Futebol do Chile, Luis Varas; o Gerente Jurídico do Coritiba Foot Ball Club, Lucas Pedrozo; o Diretor Jurídico do Joinville Esporte Clube, Roberto Pugliese Jr; o vice-presidente do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Catarinense de Futebol, Robson Vieira; e os advogados Luis Pizarro Aranguren (Peru) e Breno Tannuri.