spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 janeiro 2025

Congresso iberoamericano discute em Santa Catarina habitação social

EventosCongresso iberoamericano discute em Santa Catarina habitação social
spot_img
spot_img

Compartilhe

A falta de moradias para a população é um problema que tem atingido grande parte dos centros urbanos brasileiros. Atualmente o país soma um déficit habitacional de sete milhões de unidades e o poder público não tem conseguido atender à demanda existente.

A fim de estimular estudos sobre soluções alternativas para essa questão, serão realizados o III Congresso Brasileiro e II Congresso Iberoamericano de Habitação Social: ciência e tecnologia (CTHab) entre os dias 23 e 27 de novembro, no Hotel Torres da Cachoeira em Florianópolis.

“É preciso encarar a habitação social não como uma plataforma política,pensada geralmente como soluções emergenciais para os problemas urbanos. Mas sim desenvolver projetos de longo prazo tendo a ciência e a tecnologia como aliadas para ampliar a eficácia da habitação social para os meios urbanos”, aponta a professora Carolina Palermo, da UFSC, integrante do comitê científico do Congresso.

O tema geral do CTHab será “Por uma nova abordagem” e faz referência a proposta do evento de apresentar novidades para a questão da habitação social, considerando as residências projetadas para população de menor renda, ou seja, os cerca de 130 milhões de brasileiros que hoje recebem até 5 salários mínimos de renda mensal.

Dentro desse contexto, vão ser discutidos aspectos como qualidade do projeto, adequação dimensional e acessibilidade.

Entre os pontos em debate no CTHab, ganha destaque o controle dos efeitos de catástrofes sobre as residências construídas nos moldes de habitações sociais. Serão abordados casos como as chuvas que atingiram Santa Catarina em novembro de 2008 e destruíram centenas de casas. Segundo o Coordenador Geral do CTHab, Roberto de Oliveira, as propostas debatidas no Congresso podem auxiliar profissionais de diferentes áreas relacionadas à construção de habitações sociais no desenvolvimento de suas funções. “O limite da busca de soluções inovadoras é a própria sobrevivência humana. A tarefa que cabe à academia, como formadora de profissionais e investigadores, é buscar soluções que melhorem a condição de vida do homem, principalmente aquele de menor renda, de modo a garantir a ele sobrevivência em harmonia com o meio”, diz.

A programação conta ainda com o lançamento do livro “Sustentabilidade Social do Habitar”, da professora Carolina Palermo, que tem ênfase em estudos sobre eficiência energética e desempenho térmico.

O CTHab é o único evento realizado no Brasil especializado em Habitação de Interesse Social. Cerca de 300 participantes, entre estudantes de arquitetura, professores e pesquisadores do Brasil e exterior, são esperados nesta edição. O Congresso é organizado pelo Grupo de Estudos da Habitação, Grupo de Estudos da Habitação no Ambiente Urbano e Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. As inscrições podem ser feitas no site www.cthab.ufsc.br

Palestrantes convidados

– Xavier Monteys é arquiteto e professor catedrático da Universidade
Politécnica da Catalunha (Espanha) e professor de projeto da Escole de Arquitetura de San Cugat del Vallés. É autor de vários livros sobre arquitetura e sobre a obra de Le Corbusier. Dentre esses títulos, destaca-se “La gran máquina. La ciudad en le Corbiusier”, “Casa collage: un ensayo sobre la arquitectura de la casa”, “La Arquitectura de los años 50 en Barcelona” e “Le Corbusier: obras y proyetos“. Faz parte do Grupo de Pesquisa INHABITING cujo objetivo é o estudo do habitat como expressão do modo de vida contemporâneo na esfera doméstica, no contexto urbano e na natureza. No CTHab`2009, vai falar sobre “A casa e a cidade na encruzilhada”.

– Alejandro Aravena é arquiteto e Diretor Executivo da Elemental S.A., onde atua no projeto de habitação popular. Escolhido pela Architectural Record um dos dez profissionais com maior projeção na vanguarda arquitetônica em 2004, é figura de destaque da nova geração de arquitetos chilenos. Por seu trabalho profissional, recebeu diversos prêmios dentre os quais o Leão de Prata na XI Bienal de Veneza em 2008 e a Medalha de Arquitetura Erich Schelling em 2006. É autor dos livros “Los Hechos de la Arquitectura”, “El Lugar de la Arquitectura” e “Material de Arquitectura”. Pós-Graduado em
Teoria e História pelo Instituto de Arquitetura de Veneza, é professor da Universidade Católica do Chile e titular da Cátedra Elemental, desde 2006.No CTHab`2009, vai falar sobre “A habitação como investimento e não como despesa social”.


SERVIÇO:
III Congresso Brasileiro e II Congresso Iberoamericano de Habitação
Social: ciência e tecnologia (CTHab)
23 e 27 de novembro
Hotel Torres da Cachoeira (Rua Luiz Boiteux Piazza, 3991, Cachoeira
do Bom Jesus), em Florianópolis (SC)
Informações: www.cthab.ufsc.br