spot_imgspot_img
Florianópolis, 17 janeiro 2025

Congresso de engenharia encerra com apresentação de cases internacionais e entrega do Prêmio BIM

EventosCongresso de engenharia encerra com apresentação de cases internacionais e entrega do...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Encerrou nesta quarta-feira (30) o 6º Congresso BIM CREA-SC. Com mais de 500 profissionais de engenharia do Brasil e de outros cinco países (Portugal, Holanda, Itália, Argentina e Espanha), o evento trouxe para o último dia a apresentação de um grande case internacional: a execução do túnel de drenagem de Lisboa, em Portugal. 

Antônio Hipólito, da empresa Mota-Engil Global, abordou a aplicação do BIM na construção do túnel, cujo valor é de aproximadamente R$1,5 bilhão. Interessados no tema, o coordenador geral do Movimento Floripa Sustentável, Roberto Costa, e o presidente do Sinduscon da Grande Florianópolis, Carlos Leite, participaram da palestra e após o encerramento almoçaram com Hipólito, Paulo Gordinho, da Câmara Municipal de Lisboa, e com a coordenadora do Congresso Kesia Alves. 

Outro tema internacional que foi apresentado foi a disseminação do Passaporte Digital de Produto (DPP) para a União Europeia, que entrará em vigor a partir de 2027, quando muitos produtos em circulação no mercado europeu, inclusive os importados, deverão ser acompanhados pelo DPP. Para falar sobre o assunto, esteve no palco o palestrante internacional Enzo Blonk. 

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina Kita Xavier também participou do congresso.

PRÊMIO BIM E VISITAS TÉCNICAS

O Congresso encerrou com a divulgação dos grandes vencedores do Prêmio BIM de Projetos nas categorias CREA e CAU.  

Os projetos classificados em 1º lugar nas respectivas categorias foram contemplados com a publicação do projeto nas revistas digitais do CREA-SC, a divulgação pós-evento nos canais da Conexão BIM, live pós-evento para apresentar os vencedores, troféu para o autor principal do projeto e licenças por período definido, de softwares BIM. Além disso, os ganhadores serão inscritos no Rebuild 2025 – Congresso em Madrid, Espanha. 

Apesar de encerrar na quarta-feira, o Congresso dá continuidade nesta quinta e sexta-feira com visitas técnicas em associações e empresas catarinenses, entre elas a AltoQi, a ACATE, CASAN e a FG Empreendimentos, em Balneário Camboriú. 

O 6º Congresso BIM CREA-SC recebe o patrocínio diamante do CREA-SC e das empresas AltoQi, Construtivo, Mútua e Trimble, patrocínio ouro de Sinaenco, Regional SC e Cype, patrocínio prata BIM Fórum Brasil, EBPós, Novas Ideias, Teixeira Duarte, Mota-Engil Global, Consultores BIM e IPOG, patrocínio bronze de Alves Espíndola Engenharia e Consultoria, Arquitetura de Ideias, Oxford Engenharia, Rialto, BitArch, Fabrízio Martins, Bilds, Nova Engevix, Iguatemi, Ábaco e Sotepa e conta com o apoio de mídia da Metrika, Soul e Doity e com o apoio institucional da UFSC, do IFSC, da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), Câmara Brasileira de BIM (CBIM), GRANFPOLIS, Clube de Engenharia de Brasília (CEnB), Senge-SC, GET BIM, SINDUSCON Balneário Camboriú e Camboriú, Engenharia sem Fronteiras Núcleo Florianópolis, SINDUSCON Grande Florianópolis, Instituto Nimbus, ANEAC, SEBRAE, WIB, CREA JR, Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI), ASHRAE, Associação dos Municípios da Região do Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e SINDUSCON da Foz do Rio Itajaí.

Fotos: Fabrício de Almeida