spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Congresso Brasileiro de Auditoria começa nessa segunda-feira com a presença recorde de cerca de 900 profissionais

EventosCongresso Brasileiro de Auditoria começa nessa segunda-feira com a presença recorde de...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Com a participação do Ministro da CGU, Wagner Rosário e de alguns dos nomes mais respeitados da auditoria global, o Conbrai 2019 terá como tema central a ‘Vanguarda Tecnológica’. O combate a fraudes corporativas por meio do uso de Inteligência Artificial e a aplicação da Auditoria 4.0 estarão nos holofotes de calorosos debates, em mais de 30 apresentações

 
Nesta segunda-feira (16), Florianópolis se transformará na capital brasileira da auditoria. São esperados cerca de 900 profissionais, reunidos em torno de questões que envolvem a gestão corporativa e que impactam diretamente na competitividade de empresas públicas e privadas. Quebras de paradigmas impulsionadas pelas constantes mudanças tecnológicas, são cada vez mais frequentes nas áreas de auditoria, compliance e riscos. Tentar prever como a robótica alterará esses processos será uma das missões da 39a edição do Conbrai – Congresso Brasileiro de Auditoria Interna.
 
O evento, que entra para a história como o maior entre as quase 40 conferências já realizadas, terá a presença confirmada do Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, que apresentará dados sobre a atuação dos auditores do órgão, além de mostrar números relevantes de importantes conquistas. Sua palestra acontecerá na manha da terça-feira (17).
 
O Conbrai também será palco de apresentações de alguns dos mais respeitados auditores do mundo, como o americano Larry Harryton, um dos pioneiros na aplicação da inteligência artificial no ambiente da auditoria. Expert em cibersecurity, ele é considerado um dos maiores especialistas em defesas de mercados governamentais, por sua atuação de anos como executivo chefe de auditoria da Raytheon Company. A empresa americana atua na área de armamentos e equipamentos eletrônicos para uso militar e comercial e é a maior produtora mundial de mísseis guiados.
 
Outro keynote speaker muito aguardado é Robert Hirth, referência global em controles internos. O americano presidiu, entre 2013 e 2018, o COSO – Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission – ou Comitê das Organizações Patrocinadoras da Comissão Treadway. Trata-se de uma entidade criada em 1985, nos Estados Unidos, cuja missão é desenhar e estabelecer procedimentos capazes de prevenirem e mitigarem fraudes dentro de corporações. É tido como o principal ‘norte’ para a questão de controles internos no ambiente corporativo.
 
Completa a lista de ícones internacionais, o professor Miklos Vasarhelyi, da universidade de New Jersey. Inventor do conceito de auditoria contínua, o docente é um dos líderes mundiais em pesquisas sobre novas tecnologias no ambiente contábil. Sua apresentação no dia 16 será focada em mostrar projeções de como a Inteligência Artificial irá afetar cada vez mais a rotina de auditores em organizações públicas e privadas. Ele também comentará sobre uma de suas principais bandeiras: a contabilidade social.  
 
Para Paulo Gomes, diretor-geral do IIA Brasil – Instituto dos Auditores Internos do Brasil, entidade promotora do Conbrai 2019, a carreira no país tem mostrado força e valorização, em um momento em que a economia começa a dar sinais de recuperação, gerando otimismo para que empresas ampliem seus investimentos. “A conquista de um recorde, com quase mil profissionais reunidos em Florianópolis, é motivo de celebração e sinal claro de que as organizações estão investindo em auditoria e compliance. Elas compreendem a essencialidade destas áreas para a competitividade de seus negócios. Não há crescimento sem o fortalecimento da gestão, de controles e da ética corporativa”, ressalta.
 
Visões plurais
 
Estão previstos três importantes painéis de debates que reunirão experts de empresas como Bradesco, B3, PWC Brasil, Deloitte, ICTS, Protiviti e Brookfield, além de entidades como o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e de organismos como o Tribunal de Contas da União (TCU). Entre os temas, entrarão em pauta o perfil da nova geração de auditores; tecnologia e inovação, e ainda, um questionamento sobre o pragmatismo de profissionais diante de ferramentas como robótica e inteligência artificial.
 
Um overview sobre a corrupção corporativa na América Latina estarão nos holofotes das plenária comandadas por Paulo Gomes do IIA Brasil e por Jorge Badillo, Presidente da Fundação Latino-americana de Auditoria Interna. O evento contará também com a participação de Gil Giardelli, professor global de MBA e colunista da Band News, abordando questão da economia gerada pela inteligência artificial. Mais informações sobre o Conbrai e a grade completa do congresso estão em: iiabrasil.org.br/conbrai   
 
Serviço
 
Conbrai – 39º Congresso Brasileiro de Auditoria Interna
Quando: 15 a 17 de setembro
Local: Centro de Exposições – Centrosul – Av. Gov. Gustavo Richard, 850 – Centro – Florianópolis (SC)
Informações: eventos@iiabrasil.org.br – Tel.: (11) 5023-1919 – iiabrasil.org.br/conbrai